terça-feira, 16 de outubro de 2007

Comunicado da APFN: Luta contra a pobreza


Amanhã, todo o mundo celebrará o Dia Internacional de Erradicação da Pobreza.


A propósito deste dia, a que a APFN se associa, o INE lançou um oportuno documento (http://www.ine.pt/portal/page/portal/PORTAL_INE/Destaques?DESTAQUESdest_boui=7764627&DESTAQUESmodo=2) em que se destaca a elevada incidência de pobreza entre famílias numerosas em Portugal, resultado directo da forte política anti-família e anti-natalista nos últimos trinta anos.


Esta política, entre outros factores, tem-se manifestado num crescente e permanente estrangulamento económico das famílias com filhos, tanto maior quanto maior o seu número, em total contraste com o que acontece na esmagadora maioria dos países europeus, como pode ser visto no excelente artigo publicado no sábado passado no semanário "Expresso" (http://www.apfn.com.pt/Noticias/Out2007/apfn131007.htm ).

Neste domínio, a APFN chama a atenção ao Governo para os seguintes aspectos recentemente por este propostos e que não fazem sentido, apelando à sua correcção durante o debate do OE 2008:

Descida do IVA para as pizzas (o que não contribui em nada para o combate à obesidade infantil) mas manutenção dos 21% para bens de primeira necessidade para as crianças, alguns dos quais até obrigatórios, como é o caso das cadeirinhas para o automóvel...

Aumento do abono de família apenas até aos três anos, assim como da dedução do IRS para os dependentes. A APFN não crê que o Governo esteja a admitir que as famílias venham a empregar os seus filhos a partir dos três anos, mas parece bastante.

Continuação do forte incentivo aos pais casados para se divorciarem ou separarem a fim de usufruírem da justa dedução por dependente;

Por outro lado, duplicação das deduções por PPR´s, que já eram o dobro da dedução por filho... e, ainda, isenção de IRS nas bolsas aos atletas de alta competição.

Pela forma com que cada pessoa gasta o seu dinheiro, se vê quais são as suas prioridades, para além das santas intenções que, com maior ou menor publicidade, apregoa.


O mesmo se passa com os governos...


Por isso, a APFN apela ao Governo que seja coerente com o que apregoa no modo como investe o seu dinheiro que, obviamente, terá que ser, à semelhança da esmagadora maioria dos países europeus, nas famílias que asseguram o futuro do país: as 6% de famílias numerosas portuguesas, que, apesar de fortemente pressionadas no sentido oposto, representam 20% da população e têm, a seu cargo, 27% dos jovens e crianças deste país.

Um país que insiste em ter este grupo social entre os menos favorecidos, em benefício das restantes, não tem qualquer futuro.

16 de Outubro de 2007

Sem comentários: