sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um terço das mulheres falha consulta de planeamento familiar

"Pelo menos um terço das mulheres que fazem interrupções voluntárias da gravidez (IVG) faltam à consulta de planeamento familiar, obrigatória por lei. Mas há unidades em que esta percentagem sobe para metade dos atendimentos e chega até a 90%. A situação é apontada como uma das causas de repetição de abortos e já levou vários médicos a defender o pagamento de taxas moderadoras para mulheres que fazem mais do que uma IVG.
Faz hoje três anos que entrou em vigora da lei que permite a interrupção por vontade da mulher até às dez semanas. E as previsões do Ministério da Saúde de 20 mil interrupções anuais estão perto de se concretizar. Mas os médicos denunciam que o planeamento familiar continua a falhar.
Jorge Branco, administrador da Maternidade Alfredo da Costa e presidente da Comissão Nacional de Saúde Materna e Neonatal considera que "a falta à consulta é a maior dificuldade na implementação da lei". E está "preocupado porque há mulheres que já repetiram a interrupção três vezes".
(....)
O problema é generalizado. Luís Graça, director de Ginecologia do Santa Maria, em Lisboa, refere que "entre 20% a 35% das mulheres não vão à consulta de planeamento após a IVG. Apesar do direito à interrupção, esquecem-se que têm também deveres".
Miguel Maia, médico do Hospital Garcia de Orta, em Almada, refere que metade das mulheres que ali interrompem a gravidez falham esta consulta.
Apesar de não se poder concluir que uma nova gravidez indesejada é consequência directa desta falha, o médico admite que pode dar azo a nova intervenção. "Há mulheres que saem daqui com métodos de contracepção e que por isso dizem que não foram à consulta", explica. "A lei obriga-nos a marcar a consulta num prazo de 15 dias. A mulher pode não ir, mas não pode invocar o facto de não ter atendimento marcado", alerta Miguel Maia.
Para Jorge Branco, a solução para o problema é a criação de uma campanha de informação, até porque o acesso a contraceptivos e a consultas é gratuito nos centros de saúde de todo o País. "Temos fazer as mulheres pensar e os médicos têm de ter mais formação para que as convençam a ir. Se assim for vamos certamente evitar estas repetições", avança.
Na Maternidade Bissaya Barreto, Coimbra, a repetição de abortos atingiu os 5% este ano (...)"
Fonte: DN

Sem comentários: