segunda-feira, 19 de julho de 2010

Descubra as diferenças



«(...) as mulheres esperam oito meses por uma consulta de planeamento familiar e não esperam tempo nenhum pelo aborto, porque há dinheiro para o aborto (...)»

e

«(...) a realidade revela que a aplicação da lei foi um sucesso e um enorme progresso.»

«Foram 39 mil mulheres que a lei poupou à humilhação dos tribunais, ao sofrimento físico e psicológico - e até à morte – associados ao aborto clandestino. Este é o principal balanço da lei, o grande ganho social que trouxe.»

«Sucesso também na capacidade revelada pelo SNS em dar resposta às novas exigências de organização e funcionamento que indiscutivelmente a lei introduziu nos serviços de saúde(...).»

«Persistem problemas? Claro que sim. A gravidez na adolescência (em 2009, cerca de 12% das IVGs foram em jovens entre os 15 e os 19 anos), os abortos repetidos (340 em 19 mil, no ano de 2009), as faltas às consultas de planeamento familiar (1 em cada 3, segundo alguns estudos), continuam a ser motivo de preocupação.
Mas a lei da IVG não tinha por objectivo resolver qualquer um desses problemas e, só por si, seria uma ilusão e uma irresponsabilidade julgar que ela o poderia fazer.»

Sem comentários: