terça-feira, 6 de julho de 2010

Nova manifestação em Madrid contra lei do aborto


Cerca de meia centena de pessoas concentrou-se hoje, sábado, em Madrid, em frente ao Tribunal Constitucional espanhol para pedir a suspensão da nova lei do aborto, que permite a interrupção da gravidez até à 14ª.semana.

Convocada por 70 associações que são contra o aborto, a manifestação serviu para pedir ao Governo que barre a entrada em vigor da lei até que o Supremo Tribunal decida sobre o recurso de inconstitucionalidade apresentado pelo Partido Popular, da Oposição.


Os manifestantes foram, segundo a organização, pedir apoio institucional para as mulheres grávidas, exigir ao Executivo que "não instrumentalize a escola ao serviço da sua peculiar e perversa ideologia sobre a sexualidade" e pedir aos políticos que "nunca ponham em causa os direitos humanos".


A nova lei do aborto permite a interrupção livre da gravidez até à 14ª. semana de gestação e até à 22ª. semana, quando sejam diagnosticadas no feto doenças extremamente graves e incuráveis.
O diploma estabelece também que as menores de 16 e 17 anos não precisam de consentimento paterno para abortar, embora tenham que apresentar um documento em que declarem ter informado os pais, a não ser que aleguem risco de "conflito grave".

Daqui.

Sem comentários: