sábado, 10 de julho de 2010

Portugal envelheceu rapidamente nos últimos 40 anos

Um estudo realizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, divulgado no âmbito do Dia Mundial da População, que se assinala domingo, mostra que o quadro português nesta área alterou-se de modo profundo nos últimos 40 anos.

O ensaio “Portugal: os números”, dá conta, nomeadamente, de um país hoje bastante envelhecido, sendo a evolução, em todo o caso, idêntica à registada na generalidade da Europa.


Paulo Chitas, co-autor do ensaio, disse à Renascença que, no nosso país, a evolução processou-se apenas mais rapiramente.

O especialista refere que a população portuguesa era, na década de 60 do século passado, “muito jovem” e agora “existem mais idosos do que jovens”.


O envelhecimento demográfi co em Portugal foi, assim, “muito intenso” e “isso foi acompanhado por um grande aumento da esperança de vida, que, desde essa altura, subiu cerca de 15 anos”.


Quanto à quebra da fecundidade, os números também não diferem muito em relação aos de outros países europeus.


Nos anos 60, havia um nível de fecundidade bastante elevado em média: cada mulher teria 3,5 ou 3,6 fi lhos. Hoje em dia o número médio está em torno de 1,3.


O papel social da mulher é também causa da baixa natalidade, já que, tendo hoje mais qualifi cações, as mulheres “entram mais no mercado de trabalho, adiando o projecto de ter fi lhos”.
Quanto ao futuro retrato do país, Paulo Chitas tem uma convicção: “O processo de envelhecimento demográfico vai continuar”.
Notícia daqui.
Consultar mais dados estatísticos sobre a População, aqui.

Sem comentários: