domingo, 4 de julho de 2010

O país está a fechar...

Depois de décadas de desincentivo à natalidade que levaram gradualmente os portugueses a reduzir, mais e mais, o número de fi lhos exibindo hoje uma das taxas de natalidade mais baixas da Europa o resultado está à vista: há já pelo menos 23 concelhos em que a proporção entre idosos e jovens é superior a três para um.
A percentagem de idosos não pára de crescer e já ronda os 18 por cento enquanto os jovens, na última década, viram o seu peso reduzir-se quase um ponto percentual pouco superando agora os 15 por cento.
Há já 118 portugueses com mais de 65 anos por cada 100 jovens com menos de quinze. Má notícia para a sustentabilidade da segurança social. Mas há mais. Um estudo de Maria Filomena Mendes, para o Diário de Notícias, mostra que em locais como Vila Velha de Ródão, Alcoutim, Oleiros ou Penamacor há cinco vezes mais idosos do que jovens.
A toda a faixa fronteiriça constituída pelos concelhos Almeida, Sabugal, Penamacor ou Idanha- a-Nova parece restar uma única alternativa : incapazes de estancar a saída dos da terra resta-lhes atrair novos imigrantes de forma a inverter uma espiral de envelhecimento populacional imparável.
Mas não bastam incentivos pontuais. Sem empresas geradoras de emprego, mão-de-obra qualifi cada e uma rede de serviços mínimos de saúde e educação ninguém trocará a pobreza urbana do litoral pela miséria rural do interior.
Distraídos a debater a conjuntura os portugueses assistem, imperturbáveis, ao anúncio do encerramento de mais escolas sem se darem conta que de mansinho o país está a fechar…
Graça Franco, RR.

Sem comentários: