domingo, 4 de novembro de 2007

Palestrantes do I Encontro de Lisboa de Estudos Médicos sobre a Vida Humana

Dr. Byron Calhoun (Virginia, EUA)
- Membro do Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (FACOG - Fellow of the American College of Obstetricians and Gynecologists),
- Membro do Colégio Americano de Cirurgiões (FACS - Fellow of the American College of Surgeons), possui Mestrado, é Professor Convidado e Vice-Presidente do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Escola de Medicina de West Virginia (Charleston, Virgínia Ocidental, EUA).
- Pertence ao quadro diplomático certificado pelo Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, com especialidade em Obstetrícia e Ginecologia, e sub-especialidade em Medicina Materno-Fetal.
- É autor de mais de 60 resenhas no âmbito da literatura obstetrícia e ginecológica, já apresentou mais de 100 artigos científicos e participou em mais de 40 projectos de investigação.
- O Dr. Calhoun e a sua esposa, Kathryn, residem em Charleston, Virgínia Ocidental, e têm 5 filhos —Paul, Daniel, Joshua, Faith, e Mercy.

Prof. Dr.ª Jerónima Teixeira (Londres, Reino Unido)
- Professora de Obstetrícia e Ginecologia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
- Médica ginecologista e obstetra, possui prática clínica nos melhores centros de Medicina Fetal do Mundo: Queen Charlotte's e Chelsea and Westminster Hospitals.
- Membro activo da Associação de Doutorados e Cientistas do Imperial College of London - Instituto Clínico de Obstetrícia e Ginecologia (onde obteve o Mestrado e o Doutoramento).
- Tem vários trabalhos científicos publicados nas mais prestigiadas revistas médicas internacionais (British Medical Journal, Lancet, American Journal of Obstetrics and Gynecology, entre muitas outras).

Prof. Dr. Joel Brind (Nova Iorque, EUA)
- Bioquímico, especializado em hormonas reprodutivas esteróides e a sua ligação a doenças humanas desde 1972.
- Licenciado pela Universidade de Yale em 1971, doutorou-se em Ciência Médica Básica, em 1981, pela Universidade de Nova Iorque.
- Desde 1986, é Professor Catedrático de Biologia Humana e Endocrinologia na Faculdade de Baruch, da City University em Nova Iorque.
- A descoberta da relação entre o aborto e o cancro da mama, em 1992, levou o Prof. Dr. Joel Brind a dedicar grande parte da sua investigação ao estudo e à sensibilização daquilo que tem vindo a designar-se como o ‘ABC link’.
- Em 1996, juntamente com os seus colegas de profissão da Faculdade Estatal de Medicina da Pensilvânia, publica “um estudo e uma meta-análise” sobre o ‘ABC link’ na Revista da Associação Britânica de Medicina Epidemiológica.
- Em 1999, juntamente com três colegas físicos, cria uma fundação sem fins lucrativos, o Breast Cancer Prevention Institute (Instituto de Prevenção do Cancro da Mama), em Poughkeepsie, Nova Iorque.
- Em 2003, foi indigitado para um cargo de três anos na comissão de aconselhamento pública dos Centros para o Controle de Doenças e Prevenção (CDC) para a detecção precoce e controlo do cancro do ovário e do cancro da mama.
- O seu mais recente artigo, o qual analisa criticamente a investigação publicada na última década sobre o ‘ABC-link’ surge em finais de 2005, na edição da Revista Americana de Físicos e Cirurgiões.

Prof. Dr.ª Margarida Castel-Branco (Coimbra, Portugal)
- Licenciada em Ciências Farmacêuticas e doutorada em Farmácia, especialidade de Farmacologia, pela Universidade de Coimbra, Portugal.
- Membro da Sociedade Portuguesa de Farmacologia, é docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, onde lecciona disciplinas de Farmacologia.
- Tem vários trabalhos científicos publicados em revistas internacionais.
- Recentemente tem dedicado-se ao tema da “contracepção”, tendo já algum trabalho publicado, a nível nacional, na área, nomeadamente referente à “contracepção oral de emergência”.

Prof. Dr.ª Priscilla Coleman (Virginia, EUA)
- Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de West Virginia, nos EUA.
- Membro da Sociedade Americana de Psicologia, da Associação Americana de Psicologia e da Sociedade para a Investigação no desenvolvimento da Criança,
- lecciona como Professora Associada a disciplina de Desenvolvimento Humano e Estudos da Família no Instituto da Família e das Ciências do Consumidor, na Bowling Green State University, em Ohio.
- Dos seus principais interesses de pesquisa, destacam-se “as sequelas emocionais pós-aborto”.
- Num vasto universo de projectos de investigação encontramos “A opção de abortar em mães que vivem em condições de carência: previsões e consequências” e “A opção de abortar versus a opção de ter o bebé durante a adolescência: previsões e consequências pessoais e sociais”.
- É autora de inúmeras obras e de artigos científicos na temática do aborto provocado e saúde mental.

Prof. Dr. Vincent M. Rue (Florida, EUA)
- Co-Director do Institute for Pregnancy Loss, uma instituição independente e sem fins lucrativos de investigação e tratamento em Jacksonville, na Florida (EUA).
- Exerce estas funções juntamente com a sua mulher, a Dr.ª Susan Standford-Rue.
- Em 1975, doutorou-se em Desenvolvimento Infantil e Relações Familiares pela University of North Carolina.
- Desde há já 30 anos que pratica Psicoterapia na Faculty of California State University em Los Angeles e na United States International University em San Diego.
- Em 1981, o Prof. Dr. Rue contribuiu com a primeira evidência clínica do trauma pós-aborto, identificando esta condição psicológica como “Síndroma Pós-aborto” e declarando-a perante o Congresso Americano.
- Membro da Academia Americana de Peritos em Stress Pós-Traumático, já fez conferências nos EUA, na América do Norte e do Sul, na Europa e na Ásia.
- Autor de um livro e de inúmeros artigos científicos na temática do trauma pós-aborto, é o principal investigador do Projecto International Pregnancy Loss Research Project.

Sem comentários: