Datação das ecografias de gravidez para IVG em questãoOrdem dos Médicos levanta dúvidas
Uma em cada dez ecografias realizadas nos centros privados tem a datação errada, segundo o presidente do colégio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos, Luís Graça.
O presidente do colégio de especialidade de Ginecologia duvida da qualidade das ecografias obstétricas feitas em centros privados necessárias para as Interrupções Voluntárias da Gravidez (IVG).
Baseado na sua experiência, o especialista refere que uma em cada dez ecografias tem a datação da gravidez errada, às vezes "com desvios de mais de uma semana em relação ao real".
Foi esta constatação que levou à mudança de opinião do especialista em relação à realização de IVGs em centros de saúde. No início concordava, agora discorda do seu alargamento, porque os clínicos gerais têm que confiar nos exames vindos de serviços privados com quem o Estado mantém convenções.
"Tenho dúvidas de que em centros de saúde haja o mesmo rigor no tempo de gestação do que nos hospitais", aponta. O obstetra explica que nos centros privados é norma que as ecografias obstétricas sejam feitas não por obstetras mas por radiologistas, que têm menos prática na datação da gestação.
Fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário