quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Dúvidas na datação de ecografias em caso de aborto voluntário


Datação das ecografias de gravidez para IVG em questãoOrdem dos Médicos levanta dúvidas

Uma em cada dez ecografias realizadas nos centros privados tem a datação errada, segundo o presidente do colégio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos, Luís Graça.


O presidente do colégio de especialidade de Ginecologia duvida da qualidade das ecografias obstétricas feitas em centros privados necessárias para as Interrupções Voluntárias da Gravidez (IVG).


Baseado na sua experiência, o especialista refere que uma em cada dez ecografias tem a datação da gravidez errada, às vezes "com desvios de mais de uma semana em relação ao real".


Foi esta constatação que levou à mudança de opinião do especialista em relação à realização de IVGs em centros de saúde. No início concordava, agora discorda do seu alargamento, porque os clínicos gerais têm que confiar nos exames vindos de serviços privados com quem o Estado mantém convenções.


"Tenho dúvidas de que em centros de saúde haja o mesmo rigor no tempo de gestação do que nos hospitais", aponta. O obstetra explica que nos centros privados é norma que as ecografias obstétricas sejam feitas não por obstetras mas por radiologistas, que têm menos prática na datação da gestação.


Fonte: Público

Notícia daqui.

Sem comentários: