quinta-feira, 5 de julho de 2007

Petição - porque o Mundo de amanhã depende das pessoas de hoje

No dia 17 de Outubro, celebrar-se-á a Jornada Mundial para a Eliminação da Pobreza. Na página web do Dia Mundial da Recusa da Pobreza (ver aqui), pode assinar-se uma petição que será, depois, transmitida às Nações Unidas (ver petição em papel, aqui.).


Quando te encontras de mãos vazias, deixas de ser considerado como um ser humano. Ninguém conta contigo para nada. Ainda hoje, muitos e muitos seres humanos enfrentam cada dia que passa, situações absolutamente intoleráveis: a fome, a ignorância e toda a espécie de violência, já não consigo mais suportar nada disso! Além disso, quantas e quantas pessoas não ficam caladas por indignação! Para que serve falar? Quem se importa com aquilo que eu penso?


Muitos cidadãos e cidadãs querem pôr um termo à lei do mais forte, à discriminação e à indiferença que estão na origem das situações de miséria. A extrema pobreza é por eles considerada como uma praga que se propaga, causando estragos inadmissíveis, no seio de todas as sociedades. Esta praga arruína lentamente a paz no interior dos países e também entre eles. O combate contra a extrema pobreza só terá efeitos duradoiros, quando a experiência, o pensamento e a participação dos que dela sofrem todos os dias (crianças sem futuro, jovens condenados à precariedade ou à inutilidade, homens e mulheres sujeitos a humilhações constantes, famílias dizimadas pela fome, pela angústia, condenadas a fugir de terra em terra, por causa do medo e do terror.

Para conseguirmos o reconhecimento da dignidade de cada ser humano, precisamos do apoio de cidadãos (das mais diversas origens sociais, das mais diversas convicções políticas, filosóficas e religiosas), que digam não à extrema pobreza por ser esta uma das mais diversas injustiças à superfície da terra.


1 comentário:

Anónimo disse...

esta mãe e menino azul tem sofrido muito. e não á meio do governo por final nisto
que quero dizer é a mãe tem um apetição no parlamento para discução(apoios para todas as crianças com doenças crónicas e mais apoios para mães solteiras que dependem delas 24horas e não podem trabalhar). é esta discução que está pendente no parlamento quando estiver em lei estará tudo bem mude de governo ou não sendo em lei é só cumprir mas este ministro da saude nada quer fazer e já lá vão 11 anos de luta é triste. VAMOS DAR AS MÃOS E FAZER ALGO QUANDO O SOL NASÇE É PARA TODOS.