segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Comemorações de 11 de Fevereiro

A 11 de Fevereiro de 2007 D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, anunciava, a construção de uma obra para apoiar as situações mais difíceis, quer relativas às mães quer às crianças em risco. Um ano depois, foi lançada a linha telefónica SOS de Apoio à Vida 800 207 772 tendo sido já atendidos vários pedidos de ajuda.


Hoje, 11 de Fevereiro de 2008, comemora-se o XVI Dia Mundial do Doente, instituído pelo Papa João Paulo II em 1992.

“Com efeito, o Papa escolheu a data de 11 de Fevereiro em referência à memória litúrgica da Bem-Aventurada Maria Virgem de Lourdes, pensando assim no célebre Santuário dos Pirinéus, aonde inumeráveis pessoas enfermas acorrem para depor os próprios sofrimentos no coração de Maria.”

Comemora-se hoje os 150 anos da 1ª aparição de Nossa Senhora em Lourdes. Ao longo dos próximos 12 meses espera-se que 8 milhões de peregrinos passem por Lourdes, incluindo-se nesse número o Papa Bento XVI.

Recorda-se que em 11 de Fevereiro de 1858 em Lourdes, sul de França, Nossa Senhora apareceu a uma menina de 14 anos chamada Bernadete Soubirous. Em 1925, o Papa Pio XI proclamou-a Bem-Aventurada e, em 1937, foi canonizada.


Santa Bernadete Soubirous



Bernarda, era o nome da filha de Francisco Soubirous e Luisa Casterot, nascida em 7 de Janeiro de 1844, em Lourdes. Era chamada pela forma carinhosa do nome no diminutivo: Bernadete. A família de camponeses era numerosa, religiosa e muito pobre. Viviam com grande humildade, e por algum tempo, Bernarda trabalhara tomando conta do gado.

Virgem Santíssima observou a humildade de sua filha e a dignou - entre os dias 11 de fevereiro aos 16 de julho de 1858 - em 18 aparições celestiais. E ao indagar para a Virgem Santíssima pelo seu nome, Ela disse-lhe:

"Eu sou a Imaculada Conceição".

Sem comentários: