sexta-feira, 13 de março de 2009

As virtudes do ensino não misto

Em Portugal, algumas pessoas têm criticado as escolas que defendem um sistema de ensino não misto, com rapazes para um lado e raparigas para o outro.

Em particular, estou-me a referir aos colégios privados Fomento que optaram por esta via.

Há poucos dias, porém, o New York Times, destacou, pela positiva, a experiência de algumas escolas públicas, referindo, porém, alguns condicionalismos relacionados com o tipo de professores e alunos aí envolvidos.

Dessa reportagem, são assinaladas várias vantagens para o ensino não misto:
- Os rapazes não se sentem na obrigação de estar permanentemente a "impressionar" as raparigas, adoptando comportamentos, por vezes, menos correctos.
- Os professores podem dar certas matérias de forma mais específica e, por isso, mais eficaz.

Também, em matérias como educação sexual, a ser ministrada na escola, penso que haverá um à vontade muito maior para abordar certas temáticas do que haveria no caso de aulas mistas.
P.S.- Enquanto isso, Obama vai mantendo a sua linha programática de cariz socialista, ao revogar o programa de vouchers educativos que garantia, em certos casos, o acesso dos mais desfavorecidos a escolas privadas de qualidade (aqui).

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