sábado, 5 de julho de 2008

Testemunho impressionante de vida: Gabriela Brimmer





Sinopse



Baseado na história de Gabriela Brimmer, filha de europeus refugiados no México. Apesar de inteligente e lúcida, problemas neurológicos impedem que ela tenha controle sobre seu corpo. Com a ajuda da mãe e da governanta, ela tornou famosa ao escrever um livro usando máquina elétrica, operada com um único membro funcional de seu corpo, o pé esquerdo.


"Gaby" é o filme de estréia de Luiz Mandocki, que trabalhou com a própria personagem no desenvolvimento do roteiro.


No elenco, três explêndidos intérpretes: a sueca Live Ullman, a argentina Norma Aleandro (de "A História Oficial") e o americano Roberto Loggia. Como a personagem-título, uma atriz que é considerada uma revelação: Rachel Levin.



Pequeno resumo da obra:


Quando pequena, seus pais cansados de levá-la a médicos decidiram aceitá-la como ela era, reconheceram que ela tinha um problema e optaram seguir normalmente, dentro do possível.


Quando Gaby cresceu, seu pai a ensinou que existem dois tipos de limites, o limite real e o limite imposto por nossos medos, a grande dificuldade era saber a diferença. Ele diz que todos têm limitações, mas as das pessoas “normais” eram mais “perigosas” porque não são tão visíveis.


Usou como argumento o exemplo Beethoven que compôs músicas após tornar-se surdo. Apoiada pelos pais Gaby deixa a escola para pessoas com necessidades especiais e passa a freqüentar a escola comum.


Gaby teve um amigo/namorado, chamado Fernando que como ela também era portador de necessidades especiais, ambos estudavam na mesma escola, porém Fernando não contava com o mesmo apoio dado a Gaby por seus pais, sua mãe não estimulou e não permitiu que Fernando tivesse as mesmas condições de crescer e ir pra frente, ela não permite a troca da escola especial pelo segundo grau tradicional público, no início Fernando resiste, mas ele enfraquece e acaba cedendo a vontade da mãe.


O filme não mais relata sobre Fernando, exceto que ele continuou sua vida limitada pelo medo e não pela doença. Gaby conseguiu até ir a Universidade, mostrando que aprendeu a lição deixada pelo seu pai: saber a diferença entre nossos limites reais e nossos medos.



Texto daqui.

Ver mais aqui.

Sem comentários: