quarta-feira, 30 de julho de 2008

“NÃO DEIXEM DESTRUIR O LUDO”

JSD/Faro e JSD/Loulé lançam alerta

Como é do conhecimento geral, a zona do Ludo (pertencente aos concelhos de Loulé e Faro) é uma zona bastante sensível em termos ambientais pois, para além de ter uma elevada biodiversidade, alberga espécies únicas a nível europeu. O Ludo é uma das poucas áreas litorais algarvias que ainda apresenta um ecossistema praticamente intocado pelo Homem, servindo também de protecção ao Parque Natural da Ria Formosa. A pressão urbanística nesta zona tem sido constante, devido à proximidade do mar e ás suas características, contudo, até agora, o local tem sido protegido graças à proibição de construção imposta à zona.

Tendo sido noticiado em diversos órgãos de comunicação social a compra de mais de 500 hectares de terreno no Ludo, com o objectivo de construção, nomeadamente através da obtenção de um projecto PIN (Projecto de Interesse Nacional), a JSD/Faro e a JSD/Loulé pedem a maior atenção por parte das autoridades competentes (Câmaras Municipais de Loulé e Faro; CCDR Algarve; ICN e Ministério da Economia) para esta situação, sendo de extrema importância salvaguardar o local de qualquer tipo de construção que não exija os mais elevados parâmetros de protecção ambiental.

Apesar da construção civil e o turismo serem mais valias importantes para a nossa região, não podem os mesmos serem desculpa para o atropelo das leis do nosso país, nomeadamente através da concessão de PIN`s. É de extrema importância que as autarquias, bem como os restantes interveninentes na zona, sejam ouvidos neste processo e que o seu parecer seja efectivamente tomado em consideração.

É igualmente importante que, de uma vez por todas, o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa seja aprovado e implementado, para que se torne uma realidade e venha evitar conflitos e sobreposições de interesses e jurisdições como actualmente acontece.

A JSD/Faro e a JSD/Loulé irão continuar a acompanhar o desenvolvimento desta questão com atenção, intervindo na defesa do Ludo sempre que se verifique necessário, não deixando morrer um dos últimos redutos naturais do litoral algarvio.

O Presidente da JSD/Faro O Presidente da JSD/Loulé
Bruno Lage Bruno Inácio

2 comentários:

MRC disse...

Não deixa de ser chocante que a entrada em vigor do novo PROTAL obrigue à alteração dos PDM's causando restrições inadmissíveis e desproporcionadas à construção de edifícios em terrenos e acabando com os motivos ponderosos em casos onde eles realmente existem e, ao mesmo tempo, as grandes empresas, através dos PIN's consigam afectar áreas ambientalmente protegidas.
MAis uma vez 2 pesos e 2 medidas...

Anónimo disse...

Caro Bruno Lage e colegas,

Subscrevo inteiramente a vossa preocupação relativamente ao Ludo e Ria Formosa!!...
Chega de monstruosidades urbanisticas no Algarve!!!
As zonas de elevada riqueza ecológica, como é o caso, devem estar ao abrigo da ganância do betão...
Há outros a lutar... também a Ria de Alvor está a despertar cobiça... Neste caso a associação "A Rocha" tem feito um excelente trabalho...
Convém haver solidariedade e inconformismo.
Um abraço e bem hajam.
Lus Lopes