domingo, 20 de julho de 2008

Portugal Pró-Vida

Do excelente blog Portugal Pró-vida, destaco:

- Petição on line para revisão da lei do aborto.

- Dicas para uma melhor conciliação entre família e trabalho


Procuro ser disponível para as exigências do meu trabalho. Se fico com trabalho para terminar à noite ou fim-de-semana trago-o para casa ?

Por princípio, tento manter as minhas vidas pessoal e profissional estritamente separadas. Não misturo trabalho e vida pessoal ?

A minha mente comuta frequentemente entre preocupações do contexto familiar para o profissional e vice versa ?

Uma das minhas estrarégias para lidar com múltiplas responsabilidades é pensar em várias coisas ao mesmo tempo?


Gosto de ficar completamente obsorvido por uma questão de trabalho, a ponto de quase perder a noção do tempo?

Durante uma reunião com um colega, muitas vezes "desligo" para me preparar mentalmente para a reunião seguinte?


As melhores ideias (do trabalho) surgem-me em momentos de relaxamento em casa durante o fim de semana ou em férias?

Em situação de trabalho, concentro-me a um ponto que parece que a família e amigos como que deixam de existir?


Em casa, preocupado com um problema do trabalho, busco soluções mas tento não deixar transparecer para a esposa/marido, filhos ou amigos?


Quando chego a casa, tento não ligar o computador e estar ali a 100% ?


Quando, durante o fim de semana, me ocorrem ideias relativas ao trabalho, ligo o computador por um momento, para não se escaparem?


Gosto de falar do trabalho em casa. Partilhar experiências de trabalho e trocar ideias é-me útil?

Se recebo uma chamada relativa a trbalho em casa durante o fim de semana, dou a perceber pelo tom de voz que preferiria não ser incomodado em casa?


A forma mais eficiente de levar as coisas para a frente é ir comutando / saltando mentalmente entre as diferentes tarefas?


Atendendo um colega, frequentemente dou comigo a pensar numa coisa completamente diferente que me preocupa?

Quando estou em trabalho, estou mesmo. Em casa, procuro garantir que estou 100% com a minha família ou amigos?


Não me parece que deva misturar responsabilidades profissionais e pessoais. A esposa/marido por exemplo, não se deve envolver/imiscuir no meu trabalho e vice-versa?

Detesto verificar o telemovel ou email à noite ou ao fim de semana, à procura de mensagens importantes de colegas ou clientes?


Orgulho-me da forma como giro de forma estanque o trabalho e a vida pessoa?


Prefiro trabalhar afincadamente agora para que a seguir a minha família ou a vida pessoal possam beneficiar da minha dedicação ao trabalho?


Consegui chegar a uma situação em que os meus colegas / superiores / clientes respeitam o facto de eu não poder ser perturbado no meu tempo com a família?


Acontece-me estar tão focado num relatório ou reunião de trabalho que me esqueço totalmente dos meus compromissos familiares e pessoais?


Por princípio, evito trazer trabalho para casa. Se necessário, prefiro ficar mais uma hora no trabalho para depois ficar completamente disponível para a esposa / marido /filhos / amigos?

Fonte:ICWF - International Center of Work and FamilyWe help organizations create a family-responsible environment

Sem comentários: