terça-feira, 2 de março de 2010

Pelo pluralismo no debate sobre homossexualidade


Acabei de chegar do debate sobre homossexualidade, promovida por um grupo de alunos da Escola Secundária de Albufeira, no âmbito do projecto área escola denominado "Quebra-tabus"


Numa altura em que muitos jovens se alheiam da sociedade e dos seus problemas, tratou-se de uma iniciativa muito meritória e bem preparada.


Os jovens organizadores tinham perguntas muito pertinentes preparadas para fazer a ambos os lados.


Não houve uma postura de tomada de posição de um lado contra o outro, mas sim um querer questionar ambas as partes, deixando depois aos jovens a liberdade de escolherem qual a posição que, para si, acharam melhor.


Num ponto, todos estiveram de acordo:


- A importância de não ostracizar, diminuir e muito menos ofender as pessoas que vivem um relacionamento entre pessoas do mesmo sexo.


Sobre a matéria da adopção curiosamente até se alcançou um entendimento mais ou menos unânime entre todos os intervenientes.


Destaco também, pela positiva, o modo como prof. Serzedelo, presidente da Opus Gay, se dirigiu aos seus opositores.


Salvo um ou outro pormenor de menor gosto, comunicou de forma correcta e bem educada, ao contrário de muitos outros que ofendem, atacam e até ameaçam quem pensa de forma diferente.


Numa sociedade pluralista e democrática, é assim que o debate se deve fazer e, por maioria de razão, ainda mais quando o debate nasce do seio de uma escola pública.


Parabéns aos alunos João Rafael, Marisa Vieira e Miriam Pacheco, do 12º D, ao seu professor de biologia que, de forma muito pedagógica, tem apoiado esta iniciativa.


Da nossa parte, mais uma vez, o nosso obrigado ao Prof. Dr. Jorge de Bacelar Gouveia que, apesar da sua agenda na Assembleia da República, e com alguma natural sacríficio pessoal, se disponibilizou, mais uma vez, para estar presente num debate sobre esta temática.

Sem comentários: