sábado, 6 de março de 2010

Acreditar no futuro, por uma melhor adopção


Por que são as crianças separadas da sua família? O que significa crescer numa instituição? O que é um projecto de vida? É possível crescer institucionalizado com dignidade e amor e refazer, aí, os ingredientes da felicidade humana? Porque não são adoptadas mais crianças?
Estas são apenas algumas das questões que Isabel Gomes, especialista em serviço social nas áreas da infância e juventude, procura responder em «Acreditar no Futuro».


Segundo a Texto, «a obra retrata a realidade das cerca de dez mil crianças e jovens institucionalizados em Portugal e apresenta um conjunto de boas práticas com vista à eficácia dos procedimentos nas instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco».


«´Acreditar no Futuro´ clarifica o grau de eficiência do Sistema de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, dá a conhecer as diferentes respostas sociais existentes em termos de acolhimento institucional, estabelece os princípios para um acolhimento de qualidade nas instituições, define o perfil e as competências essenciais dos profissionais de acolhimento residencial e descreve o enquadramento legal e institucional subjacente ao Processo de Adopção em Portugal, facultando toda a informação indispensável a um casal que se pretenda candidatar à adopção de um», conclui o comunicado da editora.

Sem comentários: