quarta-feira, 24 de março de 2010

"Deplorável" mundo novo


A diminuição de nascimentos e o aumento dos abortos está a conduzir-nos a um novo mundo. Um mundo com novas características.

Um conjunto de investigadores deu-se ao trabalho de analisar as consequências demográficas deste novo mundo ao nível da economia.

A meu ver, o resultado do estudo é excessivamente bondoso, nuns casos, e demasiado simplista, em outros, mas, ainda assim, retira algumas conclusões interessantes:


- Os sectores económicos da saúde e associado à saúde (instrumentos de apoio e indústria farmacêutica); a industria da pesca e as actividades com consumíveis usados em casa (água, electricidade e gás) irão beneficiar com esta situação.


- Porém, "há sectores que vão sofrer um impacto negativo como os que estão ligados à administração pública e defesa (-14 por cento), educação (-12 por cento), equipamentos de escritório e computadores (-8 por cento) e indústrias de rádio, televisão e telecomunicações (-7 por cento).O estudo realça que, embora possa existir um aumento do valor da produção ("gross output"), o valor acrescentado e o emprego decrescem e aumenta a importação de bens de produção".


Fonte: Público

Sem comentários: