quarta-feira, 10 de março de 2010

Curso ensina sogros a não interferir na vida dos filhos

Para combater uma das principais causas de divórcio em Itália: a intromissão dos sogros na vida matrimonial dos filhos, uma igreja italiana abriu um curso para ensinar técnicas de "não ingerência".
Segundo avança a edição de hoje da BBC Brasil, a arquidiocese de Friuli, no norte de Itália, decidiu abrir um curso na cidade de Udine para ensinar sogros e sogras a não interferirem na vida matrimonial dos filhos.

O curso, que conta com o apoio financeiro da câmara municipal de Udine, é gratuito e oferece três aulas por semana a sogros e sogras que o poderão frequentar individualmente ou como casal. Durante as aulas, vários psicólogos irão ensinar os sogros a não se intrometerem demasiado na vida matrimonial dos filhos e a encontrar formas de ajudar a criar os netos respeitando as escolhas dos pais.

De acordo com os organizadores, as intromissões dos sogros nas vidas dos filhos desencadeiam discussões entre os casais e levam, muitas vezes, ao fim de relações aparentemente sólidas, adianta o mesmo site.

A BBC Brasil refere ainda que segundo os organizadores do curso, várias pesquisas revelam que a intromissão dos pais na vida matrimonial dos filhos é uma das principais causas de divórcio na Itália.

"Os estudos mostram claramente que pelo menos três em cada dez casamentos entram em crise por causa dos sogros. Em algumas regiões, essa proporção chega aos 50%", afirmou o padre Giuseppe Faccin, responsável pela arquidiocese de Udine.

Os dados citados por Giuseppe Faccin são confirmados pela associação italiana dos advogados especializados em divórcios que afirma que a intromissão dos sogros na vida de um casal é tão grave quanto a infidelidade conjugal, revela a BBC Brasil.

O organismo calcula que cerca de 30% das separações judiciais ocorrem por culpa dos sogros, sendo as relações mais problemáticas aquelas que envolvem as mães dos maridos, que muitas vezes entram em rota de colisão com as noras.
Notícia daqui.

Sem comentários: