terça-feira, 18 de setembro de 2007

Educação sexual - disciplina escolar

Juventude Socialista defende educação sexual em todas as escolas dos Açores

As conclusões do 4º inquérito Nacional de Saúde que indica que apenas 9,5% das mulheres açorianas (entre os 15 e os 55 anos) e os seus parceiros utilizam preservativos preocupam a Juventude Socialista Açores.

Tendo em conta que estão incluídas nos números anunciados muitas jovens açorianas.
Tendo em conta que, infelizmente, tem havido uma grande resistência por parte dos docentes e instituições escolares para que a Educação Sexual seja levada a todas as escolas, quando já foi aprovada em Assembleia da República há cerca de vinte anos atrás.
Tendo em conta que, recentemente, no âmbito da iniciativa J.S. ON TOUR a Juventude Socialista, ao visitar uma Escola Secundária, foi confrontada com declarações assustadoras de uma Presidente de um Conselho Executivo que considera não haver qualquer necessidade de Educação Sexual nas Escolas pelo facto de ser leccionado o corpo humano, na Disciplina de Ciências da Natureza, no 6º ano de escolaridade.
A Juventude Socialista Açores defende que haja, efectivamente, a leccionação da disciplina de Educação Sexual nas escolas dos Açores. A Juventude Socialista Açores, e os jovens açorianos, não podem ficar de braços cruzados num momento em que há uma grande incidência de gravidezes na adolescência. Para tal, deverá ser lançado o debate público sobre a formação de Comissões de Instalação da disciplina de Educação Sexual nas escolas, comissões estas que deverão ser compostas por docentes com formação na área e que deverão ser depois aqueles responsáveis pela leccionação desta disciplina, a par das suas disciplinas de origem.
Não podemos admitir uma Região a duas velocidades, onde a existência de Educação Sexual depende da sensibilidade dos docentes de cada Escola. Tem de ser obrigatório a existência desta disciplina para não voltarmos a assistir às tristes e retrógradas declarações de docentes com responsabilidades acrescidas na Educação dos adolescentes e jovens açorianos.
Notícia daqui.

Sem comentários: