Sexualidade e Afectos, de Jacinta Paiva e João Paiva
Jacinta e João Paiva são casados, pais de três filhos e professores. É com base na sua experiência de relação, entre si, na família e na escola que abordam, de forma simples mas profunda, a problemática da sexualidade e dos afectos.
Pode dizer-se que hoje se fala mais de sexualidade do que ontem. E será verdade. Mas talvez se possa dizer, com mais realismo, que se fala mais de sexo e menos de sexualidade, abundantes que são as fontes excessivamente tecnicistas ou higienistas, ousando separar o facto de sermos sexuados de todo o nosso ser, isto é, “vender” sexo sem afectos! O diálogo, porém, parece escassear. Ora porque os tabus ainda se mantêm, ora porque os estereótipos são fortes e absorventes, ora porque a comunicação não é fácil, dado que os códigos de linguagem não estão sincronizados e os preconceitos e o moralismo impedem o maior hino à amizade: “tu podes ser o que és diante de mim”.
Este livro chama-se “sexualidade e afectos”. Não se poderia chamar “sexualidade ou afectos”. As duas abordagens não se separam nunca, porque a primeira não tem sentido sem a segunda. Os temas levantados são orientados para o debate, em pequenos grupos, na escola, na família ou até para a preciosa conversa “de mim para mim”. No final de cada tema são lançadas pistas de diálogo, num total de 210 questões.
Sinopse
1. Sexualidade, Sentimentos e afectos;
2. Pais, Educadores, Filhos e Sexualidade;
3. Relações Sexuais;
4. Temas e casos de hoje para conversar;
5. Algumas "dicas" técnicas e não só, sobre sexualidade;
6. Livros, filmes e locais na Internet aconselhados
Informação d
aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário