quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Textos desta semana na nossa rubrica da Rádio Costa D'Oiro

Dia 18 - A comissão europeia lançou um novo programa de distribuição de frutas e legumes nas escolas para incutir melhores práticas alimentares entre os mais jovens.
Em Portugal, a prevalência da pré-obesidade e obesidade em idade pré-escolar, escolar e adolescente é já de 31%, com 10% de casos de obesidade.
Como alerta deste problema surgiu a LazyTown / Vila Moleza. Muito mais que uma série infantil, LazyTown/Vila Moleza protagoniza todo um estilo de vida. É actualmente a única marca de entretenimento global dedicada à saúde dos mais novos. Baseada no conceito «Como é que a educação para um estilo de vida saudável se pode tornar divertida?», a série tem como principal preocupação combater um dos flagelos da actualidade, a obesidade Infantil, sempre de forma dinâmica, divertida e interactiva, utilizando, para isso um visual fora do comum, imagens geradas por computador, marionetas e personagens reais.
Ao mesmo tempo que mistura música, movimento e humor, cativa as crianças através de histórias divertidas e chamando a atenção dos pais para importância do exercício físico e da alimentação saudável.
Com a ajuda do herói Sportacus e seus amigos podemos ajudar as crianças a cada vez mais preferirem o “Doce Desportivo”, nome que se dá à fruta na Vila Moleza e contribuir assim para o seu salutar crescimento.

Dia 19 - Comovente e impressionante, a biografia do pianista Wladyslaw Szpilman é um testemunho de vida que nos faz pensar sobre o valor da Vida, e questionar até onde pode ir o Homem para lutar por ela.
Wladyslaw Szpilman foi um pianista judeu, polaco, cuja família foi deportada para os campos de concentração Nazis.
Tendo fugido do gueto de Varsóvia, lutou pela sobrevivência até ao fim. Fugas, doenças, debilidade física, frio, fome, humilhação, tristeza e desespero invadiram a sua vida durante o tempo de esconderijo. Acabou por sobreviver ajudado por amigos e por um oficial alemão, para quem tocou piano.
O filme O Pianista, de Roman Polanski, premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 2002, e três Óscares da Academia, é mais um filme que espelha o horror abominável de que o ser humano já alguma vez foi capaz: aniquilar-se a si próprio; mas que nos abre a esperança de com o Passado aprendermos, para o Presente e para o Futuro, que a Vida não tem preço, mas que, muitas vezes, é o preço da obstinação, da perseverança e a nossa capacidade de luta contra a adversidade, que nos fazem acreditar que, apesar de tudo, a Vida vale a pena! Wladyslaw Szpilman provou-o.
No terramoto do Haiti muitas das vitimas eram voluntários ou funcionários de organizações humanitárias. A Dra Zilda Arns que era uma activista pró-vida, irmã do anterior arcebispo católico de S.Paulo vivia no Haiti e apoiava crianças desfavorecidas. Um exemplo entre tantos que dão a vida em prol de quem mais precisa.

Dia 20 - «Quebrando o silêncio», livro escrito por Esperanza Puente, que abortou há 15 anos, conta no mesmo a sua experiência de dor e solidão.
A autora relata casos de homens e mulheres que ela conheceu e que, da mesma forma que ela, sofreram a síndrome pós-aborto. Um testemunho em primeira pessoa de uma terrível realidade oculta até a publicação deste livro. Ao escrever o seu testemunho Esperanza Puente deu a conhecer o que uma mulher sofre quando aborta. Escreveu-o sobretudo para expressar a realidade: o que se vive e se sofre antes, durante e depois de um aborto provocado.
Nas palavras da autora podemos ler: “No meu caso, sofrer em silêncio levou-me a ser um «morto vivo»: tinha ansiedade, pesadelos, culpa, machucava-me olhando as crianças... Cheguei a bater no meu próprio filho, momento no qual decidi que tinha de buscar ajuda. E o meu caso não é algo isolado, cada dia falo com mulheres que passam pela mesma situação. Por isso mesmo, eu tinha de o contar num livro.”
«Quando uma mãe ou um paidecide que o filho não vai viver pensa que o aborto é mau, mas é só coisade um momento. Depois, descobre que a realidade não desaparece. Aquelemomento mau nunca mais passa a ser bom. E sofre-se muito. Até que a pessoaganha coragem para enfrentar o horror daquilo que fez e pedir a Deus quelhe perdoe».
É bom não esquecer que a vida começa na concepção, no acto da criação de vida.

Dia 21 - Ter um bebé é como planear uma fabulosa viagem de férias – por exemplo, para a ITÁLIA! Compramos guias e fazemos planos maravilhosos! O Coliseu, o David de Michelângelo, as gôndolas em Veneza. Até podemos aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante.
Finalmente chega o grande dia! Arruma as suas malas e embarca. Algumas horas depois aterra e o comissário de bordo chega e diz:
- Bem-vindo à Holanda!
- Holanda! - O que quer dizer com Holanda! Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!
Mas tinha havido uma mudança de plano. Aterrou na Holanda e é lá que deve ficar.
Logo, deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.
É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.
Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre a comentar o sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu tinha planeado!
E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.
Porém, se passar a sua vida toda remoendo o facto de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda.
Às vezes, quando temos um filho, apegamo-nos muito ao nosso primeiro sonhoacerca do que ele ia ser. Se não descemos à realidade, ficamos aborrecidospor perder o sonho e perdemos a surpresa maravilhosa do que existe·realmente». Um bebé é sempre especial!
Dia 22 - Esta semana queremos destacar a instituição S.O.S. Apoio à Grávida
O S.O.S. Vida é uma instituição de apoio a grávidas em situação de risco localizada no Algarve, mas que trabalha com grávidas de todo o país. Tem atendimento telefónico 24h e uma casa de acolhimento em construção. Dá todo o apoio necessário às grávidas, incluindo acolhimento, alimentação, seguimento médico, ajuda à procura de emprego depois do nascimento do bebé, etc. Surgiu depois do referendo de 1998 e até Julho de 2002 já deu apoio a mais de 180 grávidas que puderam assim ter os seus filhos com as condições necessárias.
Encontra-se sedeada na Rua da Saúde, 4 Faro
Pode ser igualmente contactada através do Telef: 289 812 812 (24 horas/dia)

Sem comentários: