terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Semana do Algarve pela Vida na Rádio Costa D'Oiro



Textos da rubrica "Algarve pela Vida" na rádio Costa D'Oiro
Tema - Educação
Semana: 11/01/10 a 15/01/10





Dia 11 – Nas palavras da psicóloga Alexandra Chumbo, educar é sem dúvida ajudar a moldar uma personalidade, ajudar a enfrentar todas as dificuldades começando pelas dificuldades internas – as nossas limitações.Sabemos que a educação começa com o nascimento do filho, que não termina nunca (por muito assustador que possa parecer!) e que não é da exclusiva responsabilidade dos pais – embora sejam estes os primeiros e principais educadores.A educação é sempre um processo único, singular e personalizado, que não tem pausas nem férias e que exige dos pais uma comunicação constante de valores que se vivem pessoalmente. Se pensarmos bem, estamos sempre a educar os nossos filhos, estamos sempre a ser exemplo para eles, quando estamos a falar com eles (…) quando cozinhamos, quando conduzimos, quando falamos com um adulto na sua frente seja qual for a temática… As crianças precisam de modelos e geralmente gostam de imitar os pais e fazer como eles fazem. Logo há que cuidarmos bem todas as nossas atitudes e discurso.Quando nos debruçamos a pensar sobre a educação dos nossos filhos, pensamos claro está nas virtudes humanas, fala-se tanto na crise económica, mas o que realmente vivemos neste momento é uma grande crise de valores, valores humanos que nos permitem a todos vivermos mais felizes como pessoas e socialmente mais completos. Valores como a humildade, a generosidade, a obediência, a amizade, a audácia, a justiça, a paciência e a sinceridade entre tantos outros, são de extrema importância na educação das crianças e na formação do seu carácter.
Educar é partilhar vivências onde cada um serve de exemplo ao próximo.


Dia 12 – Já em 2001, Jorge Sampaio, na altura Presidente da Republica, traçou o diagnóstico do ensino e identificou o insucesso escolar, a incapacidade da escola para motivar os alunos, a indisciplina e a violência como os maiores problemas que o sistema educativo enfrentava. Afirmou que "a escola deve ser um lugar onde se aprende cidadania e não de desrespeito pelas regras da vida moral, social e pública". No entanto, o estado da Educação em Portugal, considerou, “está longe do ideal. À escola foi dado um "novo mandato" e não pode "tornar-se um mero depósito de crianças".
O que assistimos passado 9 anos?
O insucesso escolar continua (embora não se queira admitir e se crie artefactos para o encobrir); uma escola com falta de motivação (quer da parte dos docentes, sobrecarregados com papelada em quase nada útil para o exercício do ensino; quer da parte dos alunos, que continuam a ser “depositados” em escolas na sua maioria sem espaços adequados à prática de aulas ou lazer). Já para não falar na indisciplina, na violência física e psicológica…
O que fazer?
A qualidade da Educação depende também da parceria entre a escola e a família. Abrir canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes de ambos e ajudar-se mutuamente.
Os grandes beneficiados serão, sem dúvida, as nossas crianças e jovens não de um amanhã distante, mas de agora.


Dia 13 – Os pais e educadores não podem perder de vista que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua a ser a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções e na ética da criança.
A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar deve complementar-se.
Torna-se necessária a parceria de todos para o bem-estar do educando. Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução.
É no seio familiar que se dá o primeiro contacto social da criança e que traçará a qualidade de todo o percurso seguinte. A entrada na creche, no Jardim-de-infância, no 1º ciclo…
Compete aos encarregados de educação responsabilizarem-se pelo comportamento escolar dos seus educandos, nunca esquecendo que estes são o espelho dos seus pais e família.
A Escola dá continuidade ao processo de aprendizagem que será tanto mais rico se, valores como o respeito, amizade, partilha, estiverem bem presentes em cada aluno.

Dia 14 – Com a entrada da criança no mundo da escola, nomeadamente no 1º Ciclo, começam a surgir as primeiras situações e comportamentos que fazem os pais parar e perguntar “E agora o quê que eu faço?”.
Muitas vezes não passam de réplicas do que já acontecia no Jardim de Infância, mas que na maior parte das vezes apelidamos erradamente de “imaturidade” ou “ainda é cedo para se perceber”.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo poderá intervir-se e ajudar tanto a criança como os pais a ultrapassar situações ou quadros comportamentais tantas vezes negligenciados.
A concentração e atenção estão na ordem do dia nas preocupações dos pais.
Fica aqui a sugestão do espaço pedagógico da Revista Pais e Filhos quando foi colocada a seguinte questão:
Há algum exercício que ajude à concentração através da brincadeira?»
Sim, é possível fazer alguns jogos ou até mesmo treinar as suas competências através do faz-de-conta:
Devem ser introduzidos jogos que requeiram mais tempo de atenção como a realização de puzzles ou jogos de tabuleiro, em que se tenta que a criança os leve até ao fim.
Pode também arranjar-se algumas tarefas escolares para realizar e fazer de conta que está na sala de aula. Neste caso, será interessante assumir os papéis de aluno/professor à vez e quando for aluno tomar alguns dos comportamentos que quer que a criança mude, para ela própria os assinalar como errados e porquê.
O jogo e a brincadeira aproximam pais e filhos e contribuem para um percurso educativo mais rico e cativante!


Dia 15 – Estar informado permite uma melhor participação e o acompanhamento mais próximo da realidade escolar vivida pelos alunos e professores.
Um dos meios disponibilizados pelo ministério da educação é o Portal da Educação que se encontra disponível em http://www.min-edu.pt/ e que tem informação destinada aos professores, às escolas, aos alunos e família.
Tem igualmente a possibilidade de se conhecer os seus serviços, a legislação existente, entre outras ligações úteis.
A Direcção Regional de Educação do Algarve também tem a sua página em http://www.drealg.min-edu.pt/ sendo actualmente o seu Director o Dr. Luís Correia.
Esta semana destacamos igualmente a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo. Trata-se de uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, que tem como finalidade apoiar e promover a formação, a educação e a qualidade de vida das pessoas com perturbações de desenvolvimento e autismo. A APPDA-Algarve nasceu da iniciativa de um grupo de pais empenhados em criar uma estrutura de apoio às pessoas que sofrem deste tipo de perturbações e tem a sua sede na Rua Bento de Jesus Caraça, 8 Esq. em Portimão.
Pode ser contactada pelo telefone 282 431 476 ou pode consultar toda ainformção na sua página em www.appda-algarve.pt.

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