quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A propósito de avaliações e professores de escolas públicas

Não sou tão radical como este post da Helena Matos que diaboliza, sem excepções, os professores e as escolas do ensino público.
Conheço muitas escolas e muitos professores do ensino público de grande qualidade e valor e daí parece-me precipitada qualquer generalização que se pautará sempre pela injustiça.
Quando eu tinha 6 anos, os pais chegaram mesmo a tirar-me de uma escola privada para me colocarem numa escola pública conhecida por ter excelentes professores e um óptimo ensino.
Onde isso já lá vai....
Uma coisa é certa, as sucessivas crises da educação, nos vários governos, demonstra que há algo mal no sistema
E uma boa solução passaria certamente pela consagração de uma maior liberdade, por parte dos pais, na escolha das escolas dos filhos.
Os pais deveriam ter o direito de escolher quais as escolas públicas ou, mesmo que não tivessem meios financeiros para isso, qual a escola privada onde os seus filhos deveriam andar.
P.S.- O meu filho mais velho tem 5 anos e anda numa escola privada.
Ontem corrigiu-me porque bocejei e esqueci-me de pôr a mão à frente da boca (mea culpa).
Disse que tinha sido a professora da escola privada que lhe tinha ensinado.
Será que numa escola pré-primária pública isto aconteceria ?

Sem comentários: