sábado, 1 de novembro de 2008

Eutanásia: Reacções à sondagem

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, e o juiz Pedro Vaz Pato comentam a sondagem Renascença/SIC/Expresso, em que a maioria dos inquiridos é a favor de um referendo sobre a eutanásia.

O Bastonário da Ordem dos Médicos é frontalmente contra esta prática e lança um desafio ao Estado: é preciso criar unidades de cuidados paliativos.


“A eutanásia não é uma boa medida para o país, o que há é uma grande falta de informação sobre os inúmeros meios que há - assim o Estado os queira pôr à disposição das pessoas - para que o momento da morte seja digno e sem sofrimento”, afirma.


“Os médicos são treinados para tratar pessoas e ninguém tem o direito de pedir aos médicos que façam o contrário, que matem as pessoas”, sublinha Pedro Nunes.


Na opinião do juiz Pedro Vaz Pato, os resultados desta sondagem podem indiciar falta de informação dos portugueses e é essencial clarificar o que está em causa nesta matéria.“Com a eutanásia não se combate o sofrimento, elimina-se a pessoa que sofre”, refere o docente do Centro de Estudos Judiciários. O juiz Pedro Vaz Pato é contra a realização de uma consulta popular sobre a eutanásia, uma vez que “há o risco de as pessoas não estarem verdadeiramente esclarecidas” e porque a questão esbarra no“princípio constitucional da inviolabilidade da vida humana”.


Notícia daqui.

Sem comentários: