Textos Rádio Costa D'Oiro
Semana: 27/04/10 a 3/05/10
Dia 27 - Antigamente, a disciplina que estuda as interfaces dos computadores, no curso de Informática do Técnico, chamava-se «interacção homem-máquina». Com a modernidade, teve de ser substituída pelo estudo da «interacção pessoa-máquina». Antigamente, a expressão «casal com filhos» incluía rapazes e raparigas. Com a modernidade, as raparigas deixaram de estar incluídas e, portanto, é preciso especificar que o casal tem «filhas», ou «filhos e filhas», ou só «filhos», conforme os casos. Quando sabemos que o casal tem filhos (na acepção antiga), mas não nos lembramos se se trata de rapazes ou de raparigas, não podemos dizer que tem «filhos e filhas», porque pode ter só filhos ou só filhas. Teremos, então, de dar uma resposta inclusiva vaga. Por exemplo: «efectivamente, a árvore genealógica daquele casal não se interrompeu»; ou «há pessoas com ligação filial àquele casal»; ou «trata-se de um casal com descendência». O que levou a sociedade a tornar-se tão caricatamente moderna? Qual a vantagem? É verdade que se fala do homem, para referir a humanidade. Mas fala-se na pessoa humana para indicar esse homem abstracto. Dizemos o habitante, o autóctone e o povo, mas compensamos com a individualidade, a personalidade, a gente, a população, a multidão... Dir-se-ia que a tradição gramatical portuguesa não subalterniza o sexo feminino. Inclusivamente, o género feminino tem mais cotação na gramática. Por razões que remontam a alguns milénios atrás, as línguas latinas adoptaram sistematicamente o género feminino para indicar uma maior consideração por alguém, seja homem ou mulher. Não é só a «vossa excelência». Todos os títulos são femininos: vossa santidade, vossa alteza, vossa majestade, vossa eminência, vossa senhoria, vossa reverência, vossa graça, vossa mercê... e, portanto, os homens importantes são tratados no feminino. Esta digressão linguística sobre a consideração gramatical pelo género feminino vem a propósito de acusarem as línguas latinas de desconsideração gramatical pelas senhoras. Só é pena que esta declaração chegue tarde, quando já não há maneira de convencer os políticos e as políticas de que eles e elas, bem como os portugueses e as portuguesas, poderiam viver muito respeitosamente sem se modernizarem tanto.
- Garantir uma supervisão e uma selecção eficaz do que é visto pelos filhos.
- Potenciar e explorar o conteúdo educativo de algumas séries infantis a favor da educação e formação dos miúdos.
Assim, aqui ficam mais 2 séries, neste caso, infantis e ambas dobradas em português para toda a família ver:
- Little Einsteins, da Disney (disponível no canal Disney) que, para além de educação para a música, fala também dos vários países do mundo e das suas culturas. E ainda
- Sid, the Science Kid (disponível na RTP 2, de manhã) que aborda de forma divertida a educação para a ciência.
Dia 3 - Ser Mãe é ser Esperança, aguardando e querendo sempre o nascer de um filhoPois é assim que ela se realizaSer Mãe é ser Espírito, estando e continuando presente no caminho dos seus filhosPois eles precisam de sua segurançaSer Mãe é ser Coragem, sendo forte e firme nos momentos difíceis da vidaPois desta maneira se obtém a maturidadeSer Mãe é ser Carinho, sorrindo e abraçando os filhos quando estão carentesPois só assim se obtém a felicidadeSer Mãe é ser Atenção, observando e cuidando de cada passo dado pelo filhosPois eles viverão com muita saúdeSer Mãe é ser Liberdade, proporcionando e garantindo aos seus a filhos participaçãoPois eles conseguirão a plenitudeSer Mãe é ser Amor, educando e criando os seus filhos com muito afectoPois é assim que se constrói a comunhãoSer Mãe é ser como a Mãe de Cristo, padecendo e entendendo o sofrimento dos filhosPois é assim que determina a Lei de Deus. Marcos Leandro
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