sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aprender a relaxar

O emprego, a casa, a situação económica, a família, os filhos, a escola, o trânsito... apenas alguns dos aspectos do nosso quotidiano que, pontualmente ou com mais regularidade, nos causam alguns transtornos e nos fazem abandonar o estado normal de equilíbrio. Paralelamente, consequências como a elevação da frequência cardíaca, da tensão muscular e do estado de ansiedade e irritabilidade são frequentes.
Mas há pequenas rotinas, fáceis de implementar ao longo do seu dia, que ajudam a contornar e/ou superar os agentes agressores do nosso estado de tranquilidade. De uma forma geral, podemos chamar-lhe técnicas de relaxação.
O seu objectivo é "re-centrar" a sua atenção no corpo e nas sensações que dele emanam, libertando por momentos a parte do seu cérebro que está centrada em outros aspectos exteriores. Dedicar toda a sua atenção aos movimentos respiratórios durante alguns minutos é uma das formas universais mais eficazes de atingir este objectivo.

A CONSIDERAR:
Faça pequenas pausas no trabalho. Dirija-se a uma varanda com ar fresco ou com uma vista agradável e contemple a paisagem durante 5 minutos. Vai ver como ajuda!
Experimente, por exemplo, parar o carro e fechar os vidros na hora de maior tráfego rodoviário, colocar uma música calma e agradável, respirar de uma forma mais pausada e profunda, sorrir e... relaxar!
Em casa, procure uma divisão silenciosa e coloque-se numa posição confortável (preferencialmente sentado ou mesmo deitado(a), sem adormecer). Concentre-se de seguida em cada parte do seu corpo, de uma forma isolada, e imagine que a mesma se torna cada vez mais pesada. Ou que, por exemplo, está a ser atravessada por uma onda de calor. Concilie esta sensação com uma respiração abdominal profunda.
Aproveite também pequenos momentos no trabalho ou no carro para alongar os diferentes grupos musculares. A região cervical, dorsal e lombar são alvos frequentes de tensões pelo que merecem atenção extra.
Não esqueça que estes minutos são só e completamente para si. Dê a si próprio esse direito! Terá depois mais energia para os outros...
Estas e outras sugestões em
www.rituais.net.

Sem comentários: