quarta-feira, 12 de maio de 2010

Textos desta semana da rádio Costa D'Oiro



Semana: 11/05/10 a 17/05/10



Dia 11 - Na edição do 24 horas do passado dia 22 de Abril, havia um artigo, com Lena Coelho e Teresa Miguel, membros de uma banda que fez furor na década de 80, as Doce, onde partilharam o seu drama publicamente. Teresa Miguel, que foi entrevistada por Eládio Clímaco, no "Há Conversa" na RTP Memória, disse "Às vezes choro porque acho que matei o meu filho. Tenho uma mágoa muito grande pelo que fiz. Fi-lo para não prejudicar o grupo". E afirma que o maior desgosto que tem é não ter filhos.
Lena Coelho, que revela ter feito três abortos, afirma que o aborto é a pior coisa que uma mulher pode fazer na vida e que durante anos chorava perdidamente, designadamente quando via roupa de bebé nas montras.
Ao contrário do que alguns activistas pró-aborto querem fazer crer, o aborto, é uma violência extrema contra a própria mulher. Estes sentimentos aqui descritos persistem e afectam a felicidade da mulher que praticou o aborto.
Além da lamentável perda de vidas que o aborto provoca, já por si suficiente para o mesmo não ser aceitável, há ainda esta dor imensa que as mulheres sofrem ao passar por esta experiência, a culpa que as persegue...
E o ser humano não é um computador... não consegue simplesmente fazer "delete"...A sociedade tem de mudar! O aborto não é solução... As mulheres merecem melhor!Os políticos, em vez de criarem leis que pagam às mulheres para abortar, devem criar leis que apoiem as mulheres na sua maternidade...


Dia 12 - Em matéria de educação sexual, uma das “verdades” que é muito moderno, sofisticado e politicamente correcto afirmar passa pela exaltação do preservativo.

Mesmo na semana em que o Papa Bento XVI nos visita, um grupo de jovens achou por bem divulgar no meio das actividades previstas, centenas de preservativos.
Ser “moderno” implica defender a espontaneidade dos impulsos e instintos sexuais, desde que se use correctamente o preservativo.
No Brasil, um dos países que mais tem apostado no preservativo como forma de prevenção David Uip, director do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo diz que esta deve ser focada, antes, na educação do impulso e da vontade.
“O que determina o comportamento é o impulso”. E vai mais longe “O impulso é maior que o medo”. E indica o caminho a seguir: “Comportamento você não muda com campanha, com informação. Você tem uma chance com a educação continuada, desde a fase pré-adolescente”“A família precisa conversar. Mas trabalhamos muito, temos pouco tempo, o que cria distanciamento. Entendo que é difícil estabelecer uma forma de abordagem. Isso vai muito da maturidade do pai e da mãe, do convívio, da cumplicidade. Essa é a palavra-chave. Primeiro tem que aprender a conversar com o filho. E, antes, tem que aprender a ouvir. O grande truque é saber ouvir o que não está falado. Isso requer um treinamento. Humildade”

Dia 13 – Durante um Verão de escândalos desportivos internacionais envolvendo apostas e abuso de drogas, 2 atletas foram aplaudidos tanto pelo seu carácter quanto pelas conquistas profissionais. Isto passou-se junto ao passeio da fama do basquetebol americano. “Quer gostemos ou não” declarou um dos atletas “como grandes jogadores da liga, somos exemplos a seguir. A única pergunta é: seremos um exemplo positivo ou negativo?” O outro atleta compartilhou o seu sentimento:”É mais do que apenas jogar basquete… tu és responsável, precisas de tomar decisões correctas e mostrar às pessoas como as coisas devem ser feitas”.
As pessoas observam-nos diariamente. Fazer concessões desonrosas faz com que outros se desiludam, enquanto demonstrar carácter, acalenta a esperança. Que tipo de exemplo seremos para aqueles que nos observam hoje? (adaptado)

Dia 14 – À semelhança de outras escolas do distrito de Faro, também a EB1 com JI Pedra Mourinha em Portimão, tem vindo a promover actividades inseridas no projecto Escola Activa. Projecto este associado à preocupação com a obesidade infantil, e para fazer face a tal situação, a escola já convidou o nadador Alexandre Agostinho para falar aos alunos da sua experiencia como atleta, os intervalos são animados com jogos, música e dança, bem como tem vindo a oferecer outras acções de sensibilização para hábitos de vida saudável. Compete à família dar continuidade a estes hábitos que só ajudam a que o crescimento das crianças seja pleno de saúde e felicidade.


Dia 17 - Para as crianças é fundamental a pertença a uma família.

O primeiro grupo ao qual todos pertencemos ajuda as crianças a relacionarem-se posteriormente com outras pessoas e noutros contextos. São as ligações familiares que ajudam a criança a entender as regras e a perceber o que é bom e o que é mau… É através das ligações familiares que as crianças se sentem amadas, queridas e protegidas, sendo que estes sentimentos são essenciais para um crescimento em equilíbrio.

Para que isto aconteça, é essencial que os pais estejam muito atentos às características de cada filho, exercendo a sua parentalidade ajustada à maneira de ser de cada criança. Isto vai proporcionar que se criem laços fortes de amor, compreensão e protecção, pois se os pais estão atentos à maneira de ser da criança e tiverem isso presente, vão ser adequados com os filhos e vão estabelecer ligações fortes com eles. É importante dedicar tempo aos filhos, escutá-los, percebê-los mesmo no silêncio. Dar-lhes regras e fomentar a sua autonomia, acarinhar e corrigir…

O dia-a-dia apressado e a falta de tempo faz com que os pais, mesmo que inconscientemente, tomem algumas atitudes erradas. Um erro é escolher o caminho mais fácil…

Sem comentários: