sábado, 22 de maio de 2010

Textos desta semana da rádio Costa D'Oiro



Semana: 18/05/10 a 24/05/10




18 – Dúvidas sobre a homossexualidade


Outra preocupação hoje em dia dos pais é uma possível tendência homossexual do seu filho, desde que o tema deste transtorno afectivo está na rua. A homossexualidade consiste em sentir uma atracção erótica sobre pessoas do mesmo sexo, acompanhado de uma certa indiferença sobre pessoas do sexo oposto. Isto não quer dizer que qualquer pessoa que alguma vez na sua vida tenha experimentado uma relativa ambivalência nas suas tendências sexuais seja gay. Estas tendências aparecem por vezes na adolescência e são passageiras, quando os rapazes estão em pleno desenvolvimento. Inclusivamente, é típico ter sentimentos ambíguos. Os pais devem fomentar uma vida saudável, estimular o contacto com a natureza, desportos, excursões, hábitos de uma boa higiene, horas de sono suficientes, uma alimentação sadia e que tenham um círculo de bons amigos. Mesmo assim, é importante que se esforcem numa luta ascética pessoal, disciplina dos sentidos, da imaginação e força de vontade.

19 – ASPECTOS PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO DA AFECTIVIDADE

O que os pais podem e devem fazer com para que os filhos cresçam em harmonia com os afectos:
Ensinar-lhes a interessarem-se pelos problemas dos outros.
Que aprendam a assumir a responsabilidade das decisões tomadas.
Estimular o gosto pelas boas leituras.
Ensinar-lhes a delicadeza no trato com os outros, incluindo o vocabulário.
Serem coerentes na educação, dando exemplo.
Criar um ambiente de confiança.
Ter tempo para eles e saber escutar.
Perdoar e pedir perdão. Os filhos dão-se conta dos defeitos dos pais.
Que saibam que o seu lar é um refúgio, aconteça o que acontecer.

20 – O treino da vontade

A ninguém lhe escapa que aos rapazes de hoje lhes falta vontade. Isso mesmo pode verificar-se nas próprias classificações escolares: se tiram más notas, na maioria das ocasiões é porque não estudam e não estudam porque lhes falta vontade. Para treinar a vontade há que: aprender a dizer que não a pequenas coisas, acostumar-se a se levantar pontualmente, arrumar as suas coisas, fazer a cama ou cumprir um horário.

Actualmente “todo o mundo”, e os pais não são excepção, tem medo de dizer que não, medo à autoridade. Mas, a autoridade com carinho faz falta para ajudar ao desenvolvimento de uma pessoa – os filhos – que ainda não está totalmente formada. O característico desta etapa da vida é a insegurança pessoal, que se acentua com o permissivismo e a falta de autoridade de muitos pais e professores. Se tudo é permitido e não há critérios morais, incrementa-se a insegurança e o medo em adquirir compromissos, aparecendo um certo temor ante as dificuldades do futuro.


21- A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 2010 - Ano Internacional da Biodiversidade, com o objectivo de se poder reduzir significativamente a taxa da perda de biodiversidade, até ao final deste ano. A biodiversidade refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos. A Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com a Câmara Municipal de Olhão, irá comemorar o Dia Internacional para a Diversidade Biológica, amanhã, dia 22 de Maio, no Auditório Municipal de Olhão. Estão previstas várias actividades, entre as quais a apresentação de projectos no âmbito da Biodiversidade, exposição de trabalhos da Rede das Escolas Associadas da UNESCO, animação musical e visita ao Centro Histórico.
A diversidade das espécies, a vida na Terra está ameaçada. Compete a cada um cuidar e proteger para ter um amanhã melhor!


24- Os pais são os principais educadores dos seus filhos, tanto no aspecto humano como no sobrenatural, e hão-de sentir a responsabilidade dessa missão, que exige deles compreensão, prudência, saber ensinar e, sobretudo, saber amar; e devem preocupar-se por dar bom exemplo. A imposição autoritária e violenta não é caminho acertado para a educação. O ideal para os pais é chegarem a ser amigos dos filhos; amigos a quem se confiam as inquietações, a quem se consulta sobre os problemas, de quem se espera uma ajuda eficaz e amável. É necessário que os pais arranjem tempo para estar com os filhos e falar com eles. Os filhos são o que há de mais importante; mais importante do que os negócios, do que o trabalho, do que o descanso.

Nessas conversas, convém escutá-los com atenção, esforçar-se por compreendê-los, saber reconhecer a parte de verdade – ou a verdade inteira – que possa haver em algumas das suas rebeldias. E, ao mesmo tempo, apoiar as suas aspirações, ensiná-los a ponderar as coisas e a raciocinar; não lhes impor uma conduta, mas mostrar-lhes os motivos, sobrenaturais e humanos, que a aconselham. Numa palavra, respeitar a sua liberdade, já que não há verdadeira educação sem responsabilidade pessoal, nem responsabilidade sem liberdade"
José Maria Escrivá de Balaguer

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