sexta-feira, 16 de abril de 2010

PROBLEMÁTICO: Número de abortos está a aumentar em Portugal

Ler notícias aqui:

- Número de interrupções da gravidez aumentou em 2009;

O número de abortos registados aumentou de 2008 para 2009. De acordo com um relatório da Direcção Geral da Saúde, o número de interrupções voluntárias da gravidez rondou, no ano passado, 19 mil, mais um milhar que no ano anterior.
(...)
Os dados ofi ciais revelam ainda que uma em cada quinze mulheres realizou aborto a pedido pela segunda vez, uma situação que é fortemente criticada pelo director do Serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria, Luís Graça: “É uma situação que lamentamos. A meu ver isto signifi ca uma grandíssima falta de informação sobre os métodos anti-conceptivos, e até uma falta de respeito da mulher pelo seu corpo. Nós aceitamos sempre, como o povo diz, à primeira qualquer
cai, à segunda cai quem quer, por isso é aceitável para que se tenha de resolver uma situação de uma gravidez inesperada por as pessoas não estarem a fazer anti-concepção devida. Mas uma segunda, terceira ou até quarta interrupção no mesmo ano, como já aconteceu, significa um desrespeito destas mulheres por si próprias”.
Luís Graça defende que a lei devia ser alterada para impor o pagamento de taxas moderadoras em casos de aborto, sobretudo, quando as mulheres pedem para interromper uma segunda gravidez.
O número de interrupções voluntárias de gravidez (IVG) continua a aumentar e em algumas unidades de saúde o crescimento é significativo. No Hospital de Amadora-Sintra, por exemplo, houve um acréscimo de 23 por cento no primeiro semestre deste ano; na Clínica dos Arcos (Lisboa), o crescimento foi de 16 por cento até Agosto passado; e no Hospital de Garcia de Orta (Almada), o aumento global foi de cerca de dez por cento.
A Região Autónoma da Madeira registou este ano 235 casos de interrupção voluntária da gravidez, um aumento de 35 por cento relativamente a 2008, segundo fonte oficial.

1 comentário:

Rosalino disse...

Com este governo e as leis que implementou a favor do aborto, não é novidade nenhuma.
E as leis que lhe faltou implementar a favor da família...

Com governos a favor do facilitismo, é isto que acontece

Rosalino