domingo, 18 de abril de 2010

Cartão vermelho à violência doméstica





"O primeiro passo para prevenir a Violência Doméstica é a sensibilização, a capacidade para a detectar e a consiciência crítica para não a tolerar. Por estas razões, um dos principais objectivos da actual campanha é o aumento da consciencialização dos/as cidadãos/ãs sobre este tipo de violência e o envolvimento da sociedade num compromisso público para a sua erradicação.
Esta campanha visa uma actuação mais directa, transmitindo à/ao agressora/agressor uma mensagem inequívoca: a sociedade está alerta e defenderá de forma veemente a vítima.
A ideia-símbolo da Campanha Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica pretende ser o reflexo da repulsa social contra o maltrato, por ser um gesto conhecido de toda a sociedade e, particularmente, no âmbito desportivo: quem não joga “limpo”, fica fora desta sociedade. Cada gesto que mostre o Cartão Vermelho traduzirá a reprovação que todos e todas fazemos do maltrato.
Esperamos que o simbolismo do Cartão Vermelho se generalize e se converta num recurso partilhado de toda uma sociedade que não tolera as agressões e que, de nenhum modo, é cúmplice do maltrato".

Fonte: Portal da Igualdade e Maltratozero

Sem comentários: