Nº de adopções aumentam ligeiramente
A presidente da Bem Me Queres, associação para a adopção, Cristina Henriques, regista o aumento substancial de adopções com preocupação. E justifica: "Preocupa-me que as crianças mais crescidas estejam a ficar mais tempo nas instituições, porque estes processos exigem mais tempo e maior atenção das técnicas para encontrarem candidatos." E não aceita o argumento de que os portugueses só se interessem pelas crianças mais novas, salientando que não foi feita a formação prometida: dos técnicos dos serviços e dos candidatos. O gabinete de Edmundo Martinho adianta que a primeira fase do Plano de Formação para a Adopção teve início em Setembro e abrangeu 120 técnicos, e que em Dezembro começou a formação dos candidatos.
Mas as crianças adoptadas são só uma pequena parte das institucionalizas. Nos últimos dados divulgados, em 2008, havia 2687 para adopção num total de 13 910
6 comentários:
olá
Realmente não se fala em números, mas de uma coisa posso dizer, estou á espera de uma criança de qualquer de qualquer raça, de qualquer sexo, de qualquer credo, até aos seis 7 anos e pelos vistos não tem.
adorava saber os numeros,
bem hajam pelo vosso trabalho
Caro Rosalino
Obrigado pelo comentário e pelo link do seu blogue para o nosso que, aliás, já retribuí colocando também o seu link no nosso blogue.
Parabéns pelos temas que trata tão importantes e, por vezes, tão esquecidos.
Quanto ao que me conta, não é de espantar. De qualquer forma, se já lhe foi atribuído o certificado de adoptabilidade poderá também candidatar-se à adopção internacional.
Sugiro que fale com a Dra. Ana Gama da associação Emergência Social 911089795 http://maibabyadop.blogspot.com/
Nós estamos à espera há 6 anos por uma criança, de qualquer sexo, branca, sem problemas de saúde, aqui no Algarve, onde é considerado o distrito do país mais rápido na entrega de crianças para adopção, sem qualquer resposta da Segurança Social nem previsões!
É deveras frustante ver os anos a passarem por nós e nada acontecer!
Será que nos podiam ajudar?
Ana Dias
Faltou dizer que a idade da criança é até 5 anos.
Ana Dias
Olá Ana Dias
Penso que é importante que exista alguém junto do processo que incentive o seu andamento. Por vezes, há notificações que estão pendentes que se podem antecipar por intermédio de uma mera consulta ao processo e outras situações do género.
Podemos tentar dar uma ajuda. Também colaboramos com algumas instituições algarvias que trabalham com adopções.
Aconselho que nos envie um e-mail para algarve.vida@gmail.com com mais pormenores e depois veremos o que se poderá fazer.
Enviar um comentário