terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Confirma-se: Contágio de HIV dá-se mais por via dos homossexuais

MADRID, 06 Jan. 09 / 08:21 am (ACI).- A Comissão Independente Anti-Sida apelou a uma mudança de comportamento dos homossexuais para reduzir o número de contágios do VIH/SIDA tendo em conta que as estatísticas de 2007 confirmam que a infecção desta doença tem maior incidência na população homossexual.

A organização assinalou que embora dez comunidades autónomas espanholas não tenham comunicado ao Registo Nacional da Sida as suas estatísticas, os dados "mostram que o contágio homossexual constitui 42,8% dos diagnósticos feitos em 2007, com uma progressão constante a partir dos 26,4% registados em 2003. A subida é ainda mais forte se se excluírem as mulheres: os gays passaram de 34,7% para 55,6% dos homens diagnosticados num ano".

"Assim, em 2007, pela primeira vez desde 1994, houve mais infecções por via homossexual do que por via heterosexual", assinalou.

Nesse sentido, criticou as campanhas governamentais de uso do preservativo "com uma mensagem dirigida indiscriminadamente à população em geral, e em particular aos jovens, como se o risco afectasse a todos por igual, independentemente dos seus hábitos"; com isso, alertou, apenas se passa "uma falsa sensação de segurança" e não se reduzem os comportamentos de risco.

Ao mesmo tempo assinalou que os homossexuais apresentam a menor taxa de diagnóstico tardio, com 26,7%, e que a taxa de infecções "desproporcionadamente alta, apenas se pode explicar por uma promiscuidade muito maior e pelo elevado risco dos contactos homossexuais".

Afirmou ainda que se a percentagem de contágio é elevada "e a promoção do uso do preservativo não funciona, seria lógico pensar numa campanha diferente, que incentive uma mudança de comportamento dos homossexuais. Mas, de todas as alternativas, essa seria a mais politicamente incorrecta."

Sem comentários: