domingo, 2 de março de 2008
Como se pode avaliar professores, quando o Estado sistematicamente os "deseducou" durante 30 anos?
Como se pode avaliar professores, quando o ethos do "sistema de ensino" foi durante 30 anos conservar e fazer progredir na escola qualquer aluno que lá entrasse?
Como se pode avaliar professores, se a ortodoxia pedagógica durante 30 anos lhes tirou pouco a pouco a mais leve sombra de autoridade e prestígio?
Como se pode avaliar professores, se a disciplina e a hierarquia se dissolveram?
Como se pode avaliar professores, se ninguém se entende sobre o que devem ser os curricula e os programas?
Como se pode avaliar professores se a própria sociedade não tem um modelo do "homem" ou da "mulher" que se deve "formar" ou "instruir"?
Sobretudo, como se pode avaliar professores, se o "bom professor" muda necessariamente em cada época e cada cultura?
Vasco Pulido Valente in "Público" de 2 de Março de 2008
É curioso que enquanto se fala em crise do ensino público constata-se que as escolas privadas de referência continuam a ter os alunos com as melhores classificações a nível nacional;
em geral o corpo docente dessas escolas está altamente motivado e não tem que preencher miríades de impressos, formulários, projectos ou relatórios sempre que "pretende dar um espirro"
É curioso que a minha mulher que é vice-presidente do conselho executivo de uma Escola Secundária e (em teoria) defensora do ensino público, pretenda que os nossos filhos frequentem escolas privadas.
Porque será ?
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