domingo, 2 de março de 2008

A crise do ensino público


Como se pode avaliar professores, quando o Estado sistematicamente os "deseducou" durante 30 anos?

Como se pode avaliar professores, quando o ethos do "sistema de ensino" foi durante 30 anos conservar e fazer progredir na escola qualquer aluno que lá entrasse?

Como se pode avaliar professores, se a ortodoxia pedagógica durante 30 anos lhes tirou pouco a pouco a mais leve sombra de autoridade e prestígio?

Como se pode avaliar professores, se a disciplina e a hierarquia se dissolveram?

Como se pode avaliar professores, se ninguém se entende sobre o que devem ser os curricula e os programas?

Como se pode avaliar professores se a própria sociedade não tem um modelo do "homem" ou da "mulher" que se deve "formar" ou "instruir"?

Sobretudo, como se pode avaliar professores, se o "bom professor" muda necessariamente em cada época e cada cultura?


Vasco Pulido Valente in "Público" de 2 de Março de 2008


É curioso que enquanto se fala em crise do ensino público constata-se que as escolas privadas de referência continuam a ter os alunos com as melhores classificações a nível nacional;


em geral o corpo docente dessas escolas está altamente motivado e não tem que preencher miríades de impressos, formulários, projectos ou relatórios sempre que "pretende dar um espirro"


É curioso que a minha mulher que é vice-presidente do conselho executivo de uma Escola Secundária e (em teoria) defensora do ensino público, pretenda que os nossos filhos frequentem escolas privadas.

Porque será ?

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