domingo, 2 de dezembro de 2007

Algarve lidera projecto nacional para voluntários


O Algarve vai liderar uma plataforma nacional de encontro entre candidatos ao voluntariado e organizações que deles precisam. A estrutura, em forma de site, começará na região já no dia 5 de Dezembro e estender-se-á depois a todo o País.


Idealizado há cerca de um ano pelo agrupamento 1172 (Faro, São Luís) do Corpo Nacional de Escutas (CNE), o projecto Solidus.pt foi crescendo para a sociedade civil e, hoje, conta com parceiros como a AMAL (Grande Área Metropolitana do Algarve) e a Globalgarve, que desenvolveu o site.


“A ideia é criar uma plataforma de encontro entre os muitos que querem prestar voluntariado e esbarram em múltiplas dificuldades e as organizações não-governamentais que carecem de voluntários e não sabem onde ir buscá-los”, disse ao Observatório do Algarve o director do projecto, José António Cruz, do CNE.


Nesse sentido, na prática, trata-se de um sítio de anúncios em formato “friendly” para que, quem quer ajudar os outros, saiba da oferta que existe, acentua o mesmo responsável, sublinhando que, hoje em dia, “muitas instituições não divulgam o que precisam e isso acaba por desmotivar o candidato”.


E dá um exemplo, tirado da vida real: um promissor candidato ao voluntariado que telefone para uma instituição a oferecer ajuda, e a quem não seja imediatamente oferecida essa possibilidade – coisa que, garante José António Cruz, acontece com muita frequência - da segunda vez que o fizer já estará de pé atrás. Se a resposta aí for a mesma, provavelmente já não fará sequer uma terceira tentativa.


“Trata-se de organizar a informação sobre voluntariado, que agora aparece de forma um pouco anárquica e desadequada ao que se pretende”, sintetiza o director do projecto, lamentando que os sites de voluntariado existentes se limitem a dar notícias e não a recrutar gente para a acção, bem como acções para a gente que está disponível.


Além de publicar anúncios de instituições, o projecto prevê também a publicação de ofertas de ajuda por parte de pessoas interessadas.


O slogan “Ajudar a Sorrir” é a palavra de ordem do movimento Solidus.pt, que lhe atribui a dupla significação de “ajudar alguém a que sorria” e “ajudar alguém, sorrindo”.


O site esteve inicialmente previsto como integrante do REVOS – Rede Europeia de Voluntariado Social -, um programa financiado pela União Europeia que envolve 10 países, mas foi posteriormente repensado como projecto autónomo “devido às suas especificidades”, esclarece José António Cruz, sublinhando contudo que a ligação se mantém.


O projecto do site, que representou um investimento inicial de 7.500 euros, será complementado pela informação por SMS, através da qual os candidatos inscritos no site ficarão a saber na hora das necessidades de ajuda das instituições.


Maria Cavaco Silva na comissão de honra


“É um projecto de voluntários para voluntários”, sintetizam os mentores do Solidus.pt, acrescentando que a manutenção e actualização do sítio da Internet estará a cargo de jovens que não recebem qualquer retribuição, boa parte deles escuteiros.


Apesar de partir de um agrupamento de escuteiros, o projecto tem conquistado vários sectores da sociedade, a começar pela comissão executiva, composta por pessoas de vários quadrantes.


O alargamento do espectro de representação à sociedade civil é também simbolizada pela composição da comissão de honra do projecto, composta por Maria Cavaco Silva, Adriano Pimpão (presidente do Banco Alimentar contra a Fome do Algarve), Macário Correia (presidente da AMAL), Luís Villas-Boas (director do Refúgio Aboim Ascensão), Dom Manuel Neto Quintas (Bispo do Algarve) e a jornalista Margarida Pinto Correia.


A partir de Janeiro, o projecto alargar-se-á a cada um dos restantes 17 distritos do Continente e às regiões autónomas, esclarece José António Cruz, garantindo que as primeiras adesões estão previstas já para Janeiro e se baseiam, nesta fase inicial, na capacidade mobilizadora dos escuteiros.


De resto, o âmbito nacional do site http://www.solidus.pt/ (por enquanto fechado ao internauta comum) é apercebido logo na “home page”, à esquerda da qual aparece um mapa de Portugal dividido por distritos. Futuramente, um “click” sobre uma certa região dará acesso à oferta de trabalho a voluntários nessa região. Para já, a partir de 5 de Dezembro, só o Algarve conta.


“A liderança deste projecto será sempre no Algarve”, garante o director do projecto, sublinhando o empenho da AMAL e da Globalgarve – através do projecto Algarve Digital, que aloja o site – para que os propósitos dos autores cheguem a bom porto.


“No que respeita ao Algarve, o próximo passo é encontrar parceiros”, evoca, sublinhando que são já amigos do Solidus.pt instituições como o Refúgio Aboim Ascensão, o Instituto Português de Juventude (IPJ) e a Associação Académica da Universidade do Algarve, entre outras.


A apresentação pública e lançamento do site será na próxima quarta-feira, dia 5 de Dezembro, no IPJ, altura em que o Solidus.pt será “escancarado” na rede à curiosidade dos internautas.

Notícia daqui.

Sem comentários: