domingo, 31 de maio de 2009

Dia Mundial da Criança


É dia da criança.


Quando falamos nas crianças, quanta esperança vislumbramos, quantos novos futuros, quantas novas maneiras de pensar, de agir, de se exprimir. É fascinante vermo-las crescer, perceber como são, ir acolhendo as suas maneiras de ser, tentando ajudá-las a conhecerem-se e a saber potenciar as suas boas qualidade e debelar os seus pequenos defeitos. É fascinante também porque com elas somos também nós que crescemos e nos tornamos mais pessoas.


Mas é também uma enorme responsabilidade.


Independentemente da nossa acção, eles vão crescer, tornar-se adultos e construir um futuro.


Mas de que forma o vão fazer depende, e muito, do ambiente que as rodear no processo de crescimento. Quando cada vez mais se investiga e se conclui quão fundamentais e complementares são a presença atenta e permanente do pai e da mãe juntos no quotidiano da vida de uma criança, como é importante a sua estabilidade afectiva, mais temos na nossa sociedade exemplos de uma cultura e de um agir em sentido contrário. E infelizmente mais temos também preocupantes consequências.


É dia da criança.


É natural exaltarmos o valor da criança, mas só o deveremos fazer se soubermos pensar e agir de forma consequente com essa exaltação.


Neste dia, propomos que saibamos sair da rotina e olhar para os nossos filhos de forma especial, olhar para a beleza de cada uma daquelas vidas, única e irrepetível, com o firme propósito de em conjunto, pai e mãe, conversarmos sobre os nossos filhos e descobrirmos, para cada filho, durante o próximo ano das suas vidas, em que aspecto ou aspectos deveremos estar mais atentos e concentrar a nossa acção, e como o poderemos fazer em conjunto e sintonia.


Depois sim, de forma consequente, juntos podemos proporcionar aos nossos filhos um dia especial: um passeio, um cinema, um delicioso jantar ou aquele gelado de que eles tanto gostam.


Fonte: APFN

Sem comentários: