sábado, 14 de fevereiro de 2009

Licença de parentalidade alargada para 6 meses


O Governo aprovou esta quinta-feirao aumento da licença parental para seis meses, subsidiando com 83% do salário bruto, mas que atingirá os 100% se a licença for de cinco meses partilhada por pai e mãe

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o titular das pastas do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, frisou que o novo regime de protecção social na parentalidade «cumpre o estabelecido no acordo tripartido em sede de concertação social».

«Procede-se ao aumento do período de licença parental para seis meses subsidiados a 83% ou cinco meses a 100% na situação de partilha da licença entre mãe e pai, em que este goze um período de 30 dias ou dois períodos de 15 dias em exclusividade», lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Actualmente, o subsídio por maternidade, paternidade e adopção apenas prevê o pagamento de 120 dias a 100% ou 150 dias a 80 por cento.

Vieira da Silva afirmou que, logo que o diploma seja publicado em Diário da República, terão direito aos novos benefícios da licença de parentalidade não apenas os novos casos de nascimento, mas também os casais que nesse momento já se encontrarem em período de usufruto de licença de parentilidade.

«Trata-se de promover uma melhor conciliação da vida profissional e familiar na altura crítica do nascimento das crianças, de estimular a igualdade e partilha de responsabilidades no interior da família, mas, igualmente, de reforçar a protecção social, criando melhores condições para o desenvolvimento integral das crianças», sustentou o ministro.

Notícia daqui.
DR - Lei n.º 7 /2009 de 12 de Fevereiro (revisão do Código do Trabalho)

Sem comentários: