sábado, 25 de outubro de 2008

Testemunho da Educação em Portugal

Eis um testemunho, na primeira pessoa, em, como em Portugal, se premeia o laxismo, a bandalheira, a falta de exigência e se invereda pela indiferença à diferença, não respeitando ritmos de aprendizagem, nem valorizando o trabalho bem feito:


As escolas de hoje são uma autêntica palhaçada!


O meu filho era aluno de 100% apesar de ser asperger e ter alguma dificuldade a Português, estudava todo o tempo em casa para conseguir ser rápido o suficiente já que não lhe deram o prolongamento de tempo de teste ao qual tinha direito sendo asperger.


Chegava à escola e ouvia os outros a criticarem o seu intenso estudo para ter 100% até os professores criticavam e não aprovavam e ficavam com alguma “raiva” dele ser assim e diziam que o perfeccionismo não era bom porque ninguém era perfeito. Desmotivavam a cada minutos de cada dia o meu filho noos seus estudos. Aos outros até elogiavam dizendo muito bem Fulano tiveste 50%. Estudaste, viste como resultou?


A ansiedade do meu filho era intensa perante o pouco tempo que tinha para o teste.


Tinha de pensar em todas as hipóteses da pergunta para a descodificar e perceber bem, aonde a professora queria chegar Depois tinha de elaborar a resposta de forma a não haver hipóteses de receber incompletos e tudo isto para uma mente brilhante mas asperger que não se agiliza tão facilmente como outra que não o seja era muito stressante e pesado para ele.


Via os colegas terem 19% e 30% e receberem nota 3 na pauta!Péssimos em comportamento! Originaram a saída de um Prof. que não os aguentava demitindo-se da escola.Se com esforço mínimo e com várias negativas estes aluno passaram de ano para ano sem aprender os conteúdos quem quer o Sr. Primeiro-Ministro, enganar nos números?


Passar passam, mas nada sabem!Raramente vi os colegas do meu filho a estudar, eles usavam telemóveis para os “copianços” é que isto agora é mais sofisticado nesta nova geração usam-se os telemóveis para este fim.Alguns até usavam telemóveis nos testes ouvindo música perturbando a concentração de quem queria de facto fazer algo na vida!


Com tudo isto, os alunos “brilhantes” deixaram o lugar aos espertinhos da nova geração. A mim assusta-me o facto de ter estes jovens no meu futuro, em que serei velhota e assistida em todos os sectores por pessoas mal formadas a custo de quê? Ora, de passarem sem saber e com educação e comportamento zero nas escolas e sabe-se lá o que vai em casa.


Votaria para uma escola diferente mas infelizmente é isto que nos é oferecido!


Este testemunho foi copiado daqui.

Sem comentários: