quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Eleições presidenciais nos Estados Unidos

À semelhança do que é habitual neste blog, (veja-se por exemplo o post “Uma grande mulher”); também este post está longe de tomar partido por este ou aquele candidato a quaisquer que sejam as eleições.
Importante para as escolhas é saber-se a posição dos candidatos face a valores fundamentais.
A posição da Igreja face ao aborto é clara e largamente conhecida, assim mesmo, há sempre quem pretenda deturpá-la. Devido a esse facto nunca é demais ler o que foi dito por Bispos dos Estados Unidos aos fiéis católicos no contexto das presidenciais deste país:

«não pode votar num candidato que apoie um mal intrínseco como o aborto».

Vale a pena ler o texto completo!

2 comentários:

Liliana F. Verde disse...

Se eu fosse uma eleitora estado unidense, confesso que, com um "conselho" deste tipo, teria um bocado dificuldade em fazer a minha escolha. É que como pró-vida, não só sou, genericamente, contra o aborto, como contra qualquer outra forma artificial de eliminar e/ou matar um ser humano, entre elas a pena de morte e a guerra. Palin e Obama, enquanto duas faces distintas nesta matéria, estariam, por isso mesmo, fora das minhas opções... e convicções.

MRC disse...

Curiosamente existe um governador Democrata que resume em si as duas posições pró-vida que os 2 candidatos actuais negam:
O Governador Bill Ritter http://en.wikipedia.org/wiki/Bill_Ritter
que é contra o aborto e contra a guerra do Iraque.
Infelizmente, devido às suas posições pró-vida tem vindo a ser alvo de discriminações no interior do próprio Partido Democrata cujos responsáveis chegaram ao ponto de patrocinar um candidato pro-choice do mesmo partido só para o derrubar (!?)