quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Viva o Partido Comunista !


Para que o título deste post não comece por chocar os nossos leitores vou fazer um esclarecimento prévio.

Em Abril de 1997, o então Cardeal Ratzinger, actual Papa Bento XVI, numa entrevista, abordando a relação entre ética e política, mostrou-se pouco favorável aos partidos "ditos" cristãos e referiu a importância da transversalidade de certos temas de ética afectarem todos os partidos.
Por outras palavras, temas como estabilidade do matrimónio, bioética, liberdade de ensino, subsidariedade, etc. não devem ser exclusivo de partidos "cristãos", podem e devem ser também defendidos por outros partidos que não tenham génese cristã.
Exemplo disso é o que se passa na Suécia onde partidos que nada têm a ver com o cristianismo defendem de forma aguerrida o princípio da liberdade da educação- um dos temas mais caros à Doutrina Social de Igreja.
Quando questionado sobre se essa defesa da incidência transversal da Doutrina Social da Igreja poderia inclusivamente incluir os partidos de origem comunista, o então Cardeal Ratzinger respondeu que sim (Cfr. "O Sal da Terra"Lisboa. Multinova.1997 ou ainda de forma mais evidente a notícia do "Reppublica" de 2 de Abril de 1992, aqui).
Na altura, deu origem a alguma polémica e outros Bispos e o próprio Cardeal Ratzinger tiveram que esclarecer melhor o que, na realidade, foi afirmado sobre isso.

Eis que temos aqui o exemplo dessa transversalidade a propósito da Maternidade de Substituição, leia-se, "barrigas de aluguer":
- Uma excelente intervenção de Bernardino Soares não totalmente ortodoxa, é certo, mas na sua espinha dorsal em sintonia com aquilo que consideramos ser a aplicação de uma regra elementar de bom senso, isto é, que as barrigas de aluguer são um disparate, para não dizer uma aberração.
Aqui fica:

Sem comentários: