sexta-feira, 8 de junho de 2012

O que é ser família ?

Pergunta de uma criança de 7 anos ao Papa Bento XVI sobre o que é ser família:
P/ - Olá, Papa! Sou Cat Tien, venho do Vietname.
Tenho 7 anos. Gostava muito de saber alguma coisa
da tua família
quando eras pequeno como eu.
R/ - Obrigado, amiga, e obrigado também aos teus
pais.
O ponto essencial para a família era para nós, sempre,
o domingo, mas o domingo começa logo no sábado de
tarde. O meu pai lia as leituras, as leituras do domingo,
num livro muito difundido naquele tempo na Alemanha,
onde também se explicavam os textos.
Depois, em casa era importante, naturalmente, o
almoço juntos. Depois cantávamos muito.
Naturalmente, viajávamos e caminhávamos juntos
Vivíamos em tempos de guerra, antes da ditadura,
e depois na pobreza. Mas o amor mútuo que havia
entre nós, esta alegria também pelas coisas simples
era forte, por isso podiam-se superar e suportar
também essas dificuldades.
Assim crescemos na certeza de que é bom ser um homem,
porque víamos que a bondade de Deus se reflectia nos pais
e nos irmãos.

E, para dizer a verdade, quando procuro imaginar um pouco
mais como é que vai ser o paraíso, parece-me sempre que
será como o tempo da minha juventude e da minha infância.
Nesse sentido, espero "voltar a casa", dirigindo-me para
"a outra parte do mundo".

Sem comentários: