sábado, 31 de março de 2012

Textos de 20 de Março a 2 de Abril



DIA 20 de Março de 2012 – Terça-feira

Nos últimos seis anos Portugal conheceu uma avalanche de leis fracturantes sem precedentes, apesar dos avisos e até objecções do Senhor Presidente da República alertando para os efeitos negativos de tais leis.
Mudada em Junho passado a maioria na Assembleia da República é tempo de fazer um balanço do resultado de cada uma dessas leis e apreciando-as, incluindo a própria regulamentação, proceder em conformidade alterando-as ou revogando-as no todo ou em parte.
Foi neste espírito que a Federação Portuguesa Pela Vida, com o apoio de várias personalidades relevantes da vida portuguesa, tomaram iniciativa de lançar uma petição denomina "Defender o Futuro" que pode ser consultada e assinada no site www.peticaopublica.com
Convidamos-vos todos a assinar para que, depois de recolhidas, entre quatro ou cinco mil subscrições a possamos entregar no Parlamento onde deverá ser apreciada em plenário, de acordo com a lei aplicável.
Vamos corrigir o futuro do nosso país.

DIA 21 de Março de 2012 – Quarta-feira
A sociedade actual esvaziou o valor da função do pai, não o tem em conta, menosprezou a sua autoridade, as mulheres prescindem deles de forma manifesta, o que leva os filhos perderem-lhes absolutamente o respeito. Nestas circunstâncias, quando o pai deixa de ser relevante para a mãe, o filho percebe e é ele que toma o seu lugar confirmando a extinção da função paterna.
Ora, a função paterna é indispensável para que o filho assuma a sua individualidade, identidade e autonomia psíquica, necessárias para crescer como sujeito.
O pai, se se ausenta, física ou psiquicamente, deixa por cumprir o seu papel de “separador" que é aquilo que, precisamente, permite ao filho diferenciar-se da mãe.
Pais não se afastem dos vossos filhos. Mães, não afastem os filhos do seus pais.

Dia 22 de Março de 2012 – Quinta-feira
De um ponto de vista económico, as famílias numerosas fazem todo o sentido.
Não é preciso estudar muito deeconomia para entender que o custo médio por filho decresce com a dimensão do agregado familiar.
Desde logo, porque grande parte dos custos, como é o caso da habitação, são custos fixos; mas também porque é possível partilhar livros, roupas, bicicletas, etc.
Por outras palavras, a forma mais eficiente de atingir uma certa taxa média de fertilidade consiste em concentrar o número de nascimentos em famílias numerosas.
É verdade que a quantidade média de recursos atribuída a cada fi lho diminui com o número dos mesmos mas o que importa é a qualidade da educação de cada filho (“output”), não a quantidade de recursos materiais atribuídos a cada um (“input”); e a experiência mostra que, no que respeita à qualidade do “output”, as famílias numerosas lideram tanto em quantidade como em qualidade.
Este texto é da autoria do prof de Economia da Universidade de Nova York, Luis Cabral


Dia 23 de Março de 2012 – Sexta-feira

Numa reportagem feita através de gravações com câmara oculta, o jornal “Daily Telegraph” relatou como alguns médicos de hospitais particulares consentem fazer abortos motivados unicamente pelo sexo do bebé, prática ilegal no Reino Unido.
Os repórteres do jornal souberam de mulheres que tentaram marcar uma operação de aborto por não estarem satisfeitas com o sexo do feto.
Em três das clínicas, os médicos concordaram em fazer a operação a um preço que varia entre 240 a 760 euros e, numa delas, foi oferecida inclusivamente a falsificação dos papéis do procedimento.
Uma mulher grávida de um feto masculino de 18 semanas, conseguiu marcar um aborto numa clínica londrina porque já tinha um menino e queria ter, agora, uma menina,para poder ter um casal, abortou o 2º menino que trazia no ventre.
Infelizmente, a liberalização do aborto legal leva à ocorrência destas aberrações, próprias de um mundo-cão.

Dia 26 de Março de 2012 – Segunda-feira

Alguns centros educativos, em particular, os colégios privados consideram que, além da transmissão de conhecimentos, devem também ensinar e estimular a prática de certas virtudes cívicas essenciais para uma futura vida pessoal, familiar e profissional de sucesso, tais como a capacidade de diálogo, de compromisso, a consciência cívica para áreas como a educação ambiental, a solidariedade, a sensibilidade artística e musical, a importância dos hábitos e do desenvolvimento de competências e de capacidade de trabalho, entre outras.
A esta diferente abordagem chamam-lhe “plano de formação” que deve levar em consideração as características e necessidades próprias de cada grau de idade dos alunos em causa.
Nem sempre é fácil levar tal plano à prática, nem muito menos apurar se está ou não a ser bem interiorizado pelos alunos, mas, se existisse em mais escolas, certamente contribuiria para termos mais e melhores profissionais e cidadãos.


Dia 27 de Março de 2012 – Terça-feira
Quais as virtudes que interessa mais desenvolver nas diferentes etapas do crescimento de um jovem ?
Até os sete anos, seria razoável insistir nas virtudes da ordem e da obediência e aspectos da sinceridade, do respeito e da sociabilidade.
De oito a doze anos, tendo em conta que os alunos agora dispõem de maior uso de sua vontade e que começam a passar por momentos difíceis de tipo psíquico-físico, poderia ser conveniente centrar a atenção na fortaleza, na laboriosidade, na perseverança, responsabilidade ou em virtudes que supõem uma atenção aos demais, como a generosidade, o companheirismo ou, inclusive a responsabilidade social.
Dos treze ao quinze anos (ou mesmo antes dos 15 para as meninas) pode ser o momento de insistir em virtudes que têm a ver com a intimidade: o pudor, a amizade, ou aspectos da sobriedade.
E dos dezesseis aos dezoito, com a inteligência mais desenvolvida, conviria insistir em virtudes que requerem maior capacidade intelectual como a prudência, a compreensão, a lealdade ou a flexibilidade.


Dia 28 de Março de 2012 – Quarta-feira

Que atividades poderia uma escola ou outro centro educativo desenvolver para desenvolver as competências sociais e pessoais de um jovem?
Por exemplo, com os mais novos, colocar em prática atividades que os estimulem a atuar em favor de seus companheiros ou de seus avó. Depois em atividades de cooperação com entidades locais dedicadas às necessidades sociais da cidade onde habitam. E, com os maiores, por exemplo, organizar saídas nos meses de férias ou em fins de semanas, para ajudar a necessidades sociais reais.
Além desta cultura de responsabilidade social, ao realizar atividades deste tipo, os jovens costumam crescer simultaneamente em outras virtudes como perseverança, generosidade, ou sinceridade.
Outro tipo de atividade - acampamentos, mountain bike, montanhismo, por exemplo -, requerem o desenvolvimento especial da perseverança, o vigor, ou a fortaleza em qualquer de suas manifestações.
A colocação em prática de um grupo de alunos, por vezes, denominados de “conselhos de curso” cuja missão é colaborar no processo de melhoria dos outros, dando sugestões, ajudando os colegas, etc. favorece o desenvolvimento da prudência e da responsabilidade entre outras virtudes.
Por sua vez,a organização de um grupo de teatro não só ajuda a desenvolver a capacidade de expressão oral, a ganhar segurança em si próprio, a aprender a representar um papel, etc., mas também oferece oportunidades de viver o companheirismo, a ordem, a fortaleza e a flexibilidade.

Dia 29 de Março de 2012 - Quinta-feira

A Plataforma Algarve pela Vida, no âmbito do apoio a várias grávidas e mães do distrito do Algarve, lançou uma campanha de recolha de fraldas descartáveis para todas as etapas do crescimento.
Solicitamos a todos a generosidade na mobilização para esta causa social de apoio aos que nascem e às suas famílias que precisam, em alguns casos, de forma desesperada da vossa ajuda.
No Barlavento, a recolha destes bens está a ser feita, durante o horário normal de expediente (das 10:00 horas às 12:00 e das 14:00 às 17:00), na Cáritas de Portimão, junto à sede do Corpo Nacional de Escutas de Portimão, ao lado da Igreja do Colégio, em Portimão (contacto 927094688).

Dia 30 de Março de 2012 – Sexta-feira
No passado mês de Fevereiro, um artigo científico de 3 especialistas estrangeiros chocou o mundo.
De acordo com esses especialistas fazer um aborto nos primeiros meses de gestação ou matar um recém-nascido é exactamente a mesma coisa uma vez que, tanto o embrião, como o feto como o bébé-recém nascido estão, de igual forma, dependentes de terceiros para poder sobreviver e para que, no futuro, se possam tornar pessoas como os adultos. Além disso, argumentam ainda que nenhum deles tem ainda consciência, pelo que as mesmas razões que justificam o aborto deveriam sustentar e permitir o infanticídio.
Depois rematam, com um argumento pragmático, caso os pais da criança detectassem uma doença só após o nascimento da criança ou se as circunstâncias económicas, sociais ou psicológicas necessárias à educação de uma criança não estivessem reunidas, os pais deveriam ter o direito de as matar.
Infelizmente neste mundo-cão em que nos estamos a transformar, já nada nos surpreende.

Dia 2 de Abril de 2012- Segunda Feira

A Cáritas de Portimão tem vindo a ser, cada vez mais procurada, por pessoas e casais desempregados, algumas grávidas e com filhos menores.
Pede-se a quem mais pode, que ajude a quem mais precisa.
Necessitam-se voluntários e sobretudo alimentos (massas, fruta, óleo, azeite, enlatados, peixe e carne).
As entregas podem ser efectuadas, durante o horário de expediente, na sede da Cáritas de Portimão, que funciona junto ao agrupamento do Corpo Nacional de Escutas, ao lado da Igreja do Colégio.

1 comentário:

alves disse...

Gosto particularmente do ensino nos colegios privados e acho que muitas escolas deviam pensar assim.