sábado, 17 de março de 2012

Textos da rádio costa D'Oiro de 1 a 19 de Março de 2012


DIA 28 de Fevereiro de 2012 – Terça-feira

A Cáritas de Portimão tem vindo a ser, cada vez mais procurada, por pessoas e casais desempregados, algumas grávidas e com filhos menores.
Pede-se a quem mais pode, que ajude a quem mais precisa.
Necessitam-se voluntários e sobretudo alimentos (massas, fruta, óleo, azeite, enlatados, peixe e carne).
As entregas podem ser efectuadas, durante o horário de expediente, na sede da Cáritas de Portimão, que funciona junto ao agrupamento do Corpo Nacional de Escutas, ao lado da Igreja do Colégio.

DIA 29 de Fevereiro de 2012 – Quarta-feira

Em Agosto de 2010 soube que estava à espera da minha filha.
Durante 9 meses de enjoos, infecções sem fim, mais 26 quilos, noites sem dormir, aprendi a conviver com a minha bebé. Aprendi que sempre que ouvia os acordes de uma guitarra portuguesa, a Pilar saltava de alegria.
A barriga cresceu, o resto também, e ao fim de 9 meses percebi a relação íntima que uma mulher tem com o seu útero. E depois de uma cesariana, ficaram ainda mais visíveis as marcas físicas da passagem do ser maravilhoso que é a nossa filha pelo meu corpo.
Meu corpo?
Meu não, dela, porque o meu útero foi feito para lá estarem os meus filhos, e o meu peito para os amamentar.
Nós mulheres, somos veículos de Vida. E quando a Pilar nasceu, acalmava-se quando a encostava ao meu coração, porque estes foram os batimentos que ela se habituou a ouvir.
Por todas as crianças, e pelas que não nasceram porque não lhes foi dada sequer a oportunidade de viver, sangra o meu coração.
Texto de Carolina Campos.

Dia 1 de Março de 2012 – Quinta-feira

Uma parte significativa dos casamentos católicos infelizmente são celebrados sem que os nubentes tenham efectivamente uma verdadeira percepção do seu significado e isso, muitas vezes, resulta em crises matrimoniais, quando não mesmo em divórcios.
Como refere um especialista “o rito (docasamento) é realizado uma só vez, no entanto o sacramento realiza-se no dia-a-dia, em cada momento da existência conjugal, em cada gesto de doação, de entrega, de modo especial no ato conjugal”
Sem amor não há sacramento e o amor, por sua vez, precisa de ser alimentado em todos os momentos da vida, na alegria ou na tristeza, na riqueza ou na pobreza, na saúde ou na doença,
Quem assume a vontade de se casar enquanto exteriorização e manifestação de um casamento, fá-lo (ou devia fazê-lo) na convicção de que se trata de um amor que tem de ser ganho no dia a dia e não de que um dia esse amor se poderá gastar ou perder.
Assim, quando realizo as lides domésticas, quando troco as fraldas do meu filho, quando dou um beijo de boa noite ou de boas vindas, quando desculpo uma má disposição ou um comentário mais desagradável, etc, etc, etc estou, de novo, a casar-me.

Dia 2 de Março de 2012 – Sexta-feira

Vivemos desde há décadas numa sociedade de consumo desenfreado. Aos valores da poupança e do trabalho, contrapusemos o vício do consumo, do lazer, e do prazer pelo prazer.
Substituímos os princípios da prudência e do comedimento pelo esbanjamento e pelo desperdício.
Durante décadas a viver numa sociedade de abundância, assumimos como adquiridos a alimentação quase grátis, a saúde garantida pelo estado, a educação a cargo das instituições públicas, sendo o rendimento pessoal destinado ao consumo de bens cada vez mais supérfluos, mais excêntricos, mais luxuosos. Operações plásticas sem sentido, iates e carros descapotáveis, habitações sumptuosas para mera especulação e ostentação, o endeusamento do mundo da moda, do espectáculo, do desporto, quantas vezes carburado a estupefacientes, tudo isto perante desigualdades crescentes e enormes carências dos mais necessitados.
Substituímos os valores da honra e da palavra honesta pela corrupção e pelo individualismo. E trocámos a moral pelo hedonismo.
Na economia, de forma flagrante, esquecemos o provérbio oriental que diz “quem compra o que não precisa, um dia vende o que lhe faz falta”
Texto de João Paulo Geada

Dia 5 de Março de 2012 – Segunda-feira

A sociedade perdeu a sua coesão, no tempo e no espaço. Perdeu o sentido de orientação.
A decadência que estamos a viver hoje na América e na Europa, e que outras potências poderão vir a sofrer mais cedo do que se pensa, significa declínio demográfico, logo económico, significa envelhecimento, significa perda de energia vital, significa menos capacidade de regeneração do tecido económico, significa menos vontade de investir e arriscar, significa vulnerabilidade, doença, enfraquecimento.
Hoje, ouvem-se cada vez mais vozes a pedir auxílio, a clamar por subsídios, apoios na doença, reformas dignas, incentivos, emprego, crescimento, investimento. Mas algumas das vozes revoltadas ou angustiadas de hoje são também as mesmas que, de forma leviana e impensada, aceitaram, validaram e votaram na sociedade que temos, foram cidadãos eleitores e opinião pública indiferente que lavou as mãos como Pilatos perante os erros e os desequilíbrios que íam sendo criados.
Quanto ao futuro, podemos sempre preparar os alicerces para uma sociedade melhor, mais sólida, mais resistente, e teremos uma economia mais sã, pouco e pouco, daqui a uns anos. Podemos começar já hoje.
Texto de João Paulo Geada.

Dia 6 de Março de 2012 – Terça-feira

A Plataforma Algarve pela Vida, no âmbito do apoio a várias grávidas e mães do distrito do Algarve, lançou uma campanha de recolha de fraldas descartáveis para todas as etapas do crescimento.

Solicitamos às escolas e outras instituições que incentivem a generosidade dos pais e alunos, mobilizando-os para esta causa social de apoio aos que nascem e às suas famílias que precisam, em alguns casos, de forma desesperada da vossa ajuda.

Esta campanha abrange todos os concelhos do Algarve, uma vez que a Plataforma Algarve pela Vida encontra-se representada em todos eles, através de voluntários e amigos.Para mais informações sobre a forma de proceder à entrega destas fraldas, basta responder ao e-mail algarve.vida@gmail.com ou ao móvel 917138359.
Bem hajam !

Dia 7 de Março de 2012 – Quarta-feira


Segundo dados recentemente divulgados pela Federação Portuguesa pela Vida, desde 2007 realizaram-se em Portugal mais de 80 mil abortos legais “por opção da mulher”;
A reincidência do aborto tem vindo a aumentar consideravelmente. Em 2010, houve 4600 repetições de aborto, das quais mil representaram duas ou mais repetições;
Desde o primeiro ano da implementação da lei houve um aumento de 30% no número de abortos por ano (15 mil no primeiro ano e 19 mil nos últimos anos);
Desde os anos 80, Portugal acumula um défice de 1.200.000 nascimentos, necessários para assegurar a renovação das gerações e a sustentabilidade do País e desde 2010 que essa falha não é compensada pela emigração.
Como diz Pedro Picoito "o pior de tudo é a banalização do mal, para usar o conceito de Hannah Arendt, que a mudança legislativa (pró-aborto) introduziu na sociedade.
A mentira do aborto neutro e sem vítimas deu lugar a um silêncio cúmplice e sem consciência.
A lei que mata inocentes gera hoje o conformismo porque, em democracia, a lei gera a moral pública.
Nem todos nascemos para Antígona.
Pura e simplesmente nem todos nascemos

Dia 9 de Janeiro de 2012 – Sexta-feira
Bronnie Ware é uma enfermeira australiana que durante vários anos trabalhou numa unidade de cuidados paliativos para doentes terminais. No seu blog – Inspiration and Chai – compilou as cinco coisas que as pessoas à beira do fim mais se arrependem de não ter feito.
Um dos maiores arrependimentos relaciona-se com a perda de tempo a trabalhar em detrimento do convívio com os filhos:
"Quem me dera não ter trabalhado tanto. «Este era um arrependimento comum em todos meus pacientes masculinos. Arrependiam-se de terem perdido a infância dos filhos e de não terem desfrutado da companhia das pessoas queridas. (…) Todas as pessoas que tratei se arrependiam de terem passado muita da sua existência nos ‘meandros’ do trabalho
Façamos um esforço por passar mais e melhor tempo com os nosso filhos.

Dia 12 de Janeiro de 2013- Segunda Feira

Abre-se a porta da “clínica” dos Arcos.
Sai uma mulher de rosto triste logo seguida de um homem com ar triunfante.
Leonor, da porta da Missão Mãos Erguidas, vigilante como uma sentinela, vozeia o “alerta”: Mãe, precisa de ajuda? Ao que a mulher melancólica responde: Preciso, e muito! Leonor avizinha-se. Interpela. Escuta. A desgraçada desabafa que não quer abortar seu filho; é o homem que está com ela que o determinou.
Leonor pergunta ao pai. O senhor já desejou a morte de alguém? Respondeu de imediato que nunca.
Ao que Leonor retorquiu: Então, parece-lhe bem que a primeira pessoa a quem deseja a morte seja o seu próprio filho? Depois de uns instantes de muda perplexidade gaguejou raivas.
No fim, ela deixou-o para ter a criança. Foi feliz o parto e a mãe babada amamenta agora com maviosa ternura o esplêndido bebé. Entretanto o assanhado pai que longamente amuara estomagado está-se reaproximando e, se Deus quiser, não tardará a reconciliação.

Dia 13 de Março de 2012 – Terça-feira
A Plataforma Algarve pela Vida está a promover uma ação de recolha de bens para ajudar as mães, os casais e as grávidas que se encontram mais carenciados na região algarvia.
Apela-se à generosidade dos algarvios, em particular a entrega de fraldas de todos os tamanhos, toalhitas sensitiv; leite em pó novalac AO n.º 2; roupas de bébé e recém-nascido; e carrinhos de bébé individual e para gémeos com acessórios completos.
No Barlavento, a recolha destes bens está a ser feita, durante o horário normal de expediente (das 10:00 horas às 12:00 e das 14:00 às 17:00), na Cáritas de Portimão, junto à sede do Corpo Nacional de Escutas de Portimão, ao lado da Igreja do Colégio, em Portimão (contacto 927094688).


Dia 14 de Março de 2012 – Quarta-feira

O Supremo Tribunal de Justiça das Honduras (CSJ) decidiu que a pílula do dia seguinte é abortiva pelo que um decreto de 2009 que proibe a sua comercialização não é inconstitucional, nem viola os direitos da mulher..
De acordo com o órgão regulador dos medicamentos dos Estados Unidos, FDA, a pílula abortiva produz 3 efeitos na mulher: impede a ovulação, impede a fecundação do óvulo e, caso as duas últimas não funcionem, impeder a implantação no útiro do óvulo fecundado,
O Supremo Tribunal das Honduras adverte que, para que haja implantação, é ncessário que exista 1º um óvulo fecundado. Em consequencia, a vida humana inicia-se no momento da união entre óvulo e espermatozoide. Negar isto vai contra a lógica e o princípios biológicos.
Por fim, o Supremo Tribunal das Honduras, concluí que “ao não existir qualquer bem jurídico superior à vida, é dever deste Supremo Tribunal fazê-lo prevalecer sobre qualquer outro direito”.

Dia 15 de Março de 2012 - Quinta-feira

O divórcio machuca os pais, mas são as crianças as que mais sofrem, conforme demonstrado por pesquisas recentes, em especial o estudo Efeitos do Divórcio sobre as Crianças, publicado, em Janeiro passado nos Estados Unidos.
Desde logo, o divórcio tem um efeito negativo sobre a capacidade dos pais de interagir com os filhos.
Em termos práticos, isto significa que, após o divórcio, as crianças recebem menos apoio emocional, assistência financeira e ajuda dos pais. Há também uma diminuição no estímulo acadêmico, na auto-estima, na afetividade e no incentivo à maturidade social.
O estudo revela que a maioria (cerca de 90%) das crianças permanece com a mãe depois do divórcio, o que dificulta que o pai mantenha laços estreitos com os filhos.
O estudo detetou também que, com o divórcio, há um declínio imediato no desempenho escolar e uma maior tendência ao abandono escolarenquanto, no ensino secundário, filhos de famílias sólidas têm resultados significativamente melhores do que os colegas cujos pais se divorciaram.


Dia 16 de Março de 2012 – Sexta-feira
Um estudo divulgado em Janeiro passado, nos Estados Unidos, concluíu que o divórcio conduz ao empobrecimento e ao endividamento das familias destroçadas.
O estudo aponta que o divórcio tem um custo econômico não só para as famílias, mas também para o governo e a sociedade uma vez que os filhos de famílias divorciadas são mais propensos a se envolverem em comportamentos delinquentes, brigas, roubos e abuso de álcool e drogas.
Além disso, o estudo demonstra que, para os filhos, o divórcio dos pais, de entre uma lista de mais de 100 eventos, é considerado o 3º mais stressante.
O estudo revela ainda que o impacto psicológico do divórcio não é passageiro e mantêm-se mesmo em idade adulta, por décadas.
Um outro estudo realizado no Brasil mostrou que crianças que vivem em famílias com presença de padrastos são 2,7 vezes mais sujeitas a abusos por parte destes do que as crianças que vivem em famílias estáveis formadas pelos próprios pais.


Dia 19 de Março de 2013- Segunda Feira
A Cáritas de Portimão tem vindo a ser, cada vez mais procurada, por pessoas e casais desempregados, algumas grávidas e com filhos menores.
Pede-se a quem mais pode, que ajude a quem mais precisa.
Necessitam-se voluntários e sobretudo alimentos (massas, fruta, óleo, azeite, enlatados, peixe e carne).
As entregas podem ser efectuadas, durante o horário de expediente, na sede da Cáritas de Portimão, que funciona junto ao agrupamento do Corpo Nacional de Escutas, ao lado da Igreja do Colégio.

Sem comentários: