Fundo Diocesano Social Algarvio
Nestes momentos de crise, a Igreja Católica Algarvia criou um fundo de apoio aos mais carenciados, cujo regulamento é o seguinte
REGULAMENTO DO FUNDO DIOCESANO SOCIAL
1.
O Fundo Diocesano Social é um serviço de acção social da Igreja Diocesana do Algarve, de carácter emergente, criado por proposta do Conselho Presbiteral.
2.
O Fundo Diocesano Social envolverá todos os cristãos e comunidades paroquiais, sensibilizando-os para o testemunho da caridade, junto das pessoas com maiores dificuldades, independentemente de credos e etnias.
3.
O Fundo tem como objectivos:
◦
Dar resposta a situações de sofrimento e necessidade, causadas pela crise, junto da população desempregada, dando prioridade às situações de carência mais grave:
◦
Aprofundar e animar toda a comunidade paroquial fazendo crescer nela a responsabilidade caritativa e o seu empenho eclesial, na entreajuda de proximidade e motivando as pessoas vítimas da situação de pobreza a tomar iniciativas de acordo com as suas reais capacidades, sejam elas junto dos poderes públicos ou outras entidades.
4.
Revertem para o Fundo:
◦
O contributo obtido através de um ordenado mensal dos sacerdotes da Diocese;
◦
A Renúncia Quaresmal do ano de 2011 e 2012;
◦
Os valores obtidos através das dádivas de particulares ou empresas;
◦
Outros donativos.
5.
As dádivas podem ser feitas através da conta bancária, sediada no Santander Totta Faro-Baixa (R. João Dias) com o NIB 001800000617213600178.
6.
Para gerir o Fundo, foi criada uma Equipa Diocesana, constituída pelos seguintes elementos:
◦
Vigário Geral da Diocese;
◦
Ecónomo da Diocese;
◦
Presidente da Cáritas Diocesana do Algarve;
◦
Representante da Comissão Permanente do Conselho Diocesano de Pastoral
◦
Técnico de Acção Social.
7.
Os pedidos de ajuda financeira às situações de carência ou dificuldade, serão apresentados pelas Comunidades Paroquiais ou Grupos Paroquiais de acção sócio-caritativa, através dos Párocos em impresso próprio.
8.
Os pedidos atrás referidos deverão ser enviados para a Cáritas Diocesana do Algarve, R. Brites de Almeida, 17, 8000-234 Faro, ou através de mail – geral@caritasalgarve.pt, até ao penúltimo dia da quinzena do mês a que respeitem os pedidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário