sábado, 17 de março de 2012

Fundo Diocesano Social Algarvio

Nestes momentos de crise, a Igreja Católica Algarvia criou um fundo de apoio aos mais carenciados, cujo regulamento é o seguinte

REGULAMENTO DO FUNDO DIOCESANO SOCIAL
1.
O Fundo Diocesano Social é um serviço de acção social da Igreja Diocesana do Algarve, de carácter emergente, criado por proposta do Conselho Presbiteral.



2.
O Fundo Diocesano Social envolverá todos os cristãos e comunidades paroquiais, sensibilizando-os para o testemunho da caridade, junto das pessoas com maiores dificuldades, independentemente de credos e etnias.



3.
O Fundo tem como objectivos:

Dar resposta a situações de sofrimento e necessidade, causadas pela crise, junto da população desempregada, dando prioridade às situações de carência mais grave:


Aprofundar e animar toda a comunidade paroquial fazendo crescer nela a responsabilidade caritativa e o seu empenho eclesial, na entreajuda de proximidade e motivando as pessoas vítimas da situação de pobreza a tomar iniciativas de acordo com as suas reais capacidades, sejam elas junto dos poderes públicos ou outras entidades.




4.
Revertem para o Fundo:

O contributo obtido através de um ordenado mensal dos sacerdotes da Diocese;


A Renúncia Quaresmal do ano de 2011 e 2012;


Os valores obtidos através das dádivas de particulares ou empresas;


Outros donativos.




5.
As dádivas podem ser feitas através da conta bancária, sediada no Santander Totta Faro-Baixa (R. João Dias) com o NIB 001800000617213600178.



6.
Para gerir o Fundo, foi criada uma Equipa Diocesana, constituída pelos seguintes elementos:

Vigário Geral da Diocese;


Ecónomo da Diocese;


Presidente da Cáritas Diocesana do Algarve;


Representante da Comissão Permanente do Conselho Diocesano de Pastoral


Técnico de Acção Social.




7.
Os pedidos de ajuda financeira às situações de carência ou dificuldade, serão apresentados pelas Comunidades Paroquiais ou Grupos Paroquiais de acção sócio-caritativa, através dos Párocos em impresso próprio.



8.
Os pedidos atrás referidos deverão ser enviados para a Cáritas Diocesana do Algarve, R. Brites de Almeida, 17, 8000-234 Faro, ou através de mail – geral@caritasalgarve.pt, até ao penúltimo dia da quinzena do mês a que respeitem os pedidos.

Sem comentários: