segunda-feira, 26 de março de 2012

A Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais


A Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, e reconhecida como de Utilidade Publica Administrativa que foi fundada em Abril de 1968 e começou a funcionar em Janeiro de 1969, com 17 crianças com necessidades educativas especiais, no Salão do Mercado Municipal.

Os seus utentes são crianças, jovens e adultos com Deficiência Mental, ou Necessidades Educativas Especiais ou ainda em Situação de Risco de Exclusão Social. Esta instituição funciona em regime de semi-internato e acolhimento temporário.

A AAPACDM, de âmbito regional, tem como objectivo principal o apoio a crianças e jovens deficientes residentes em todo o Algarve.

Tem como objectivo secundário apoiar crianças e jovens, nomeadamente crianças e jovens em risco.

De forma a atingir os seus objectivos, a associação procura:

Reabilitar e Promover a Integração Social dos utentes, visando o seu bem-estar;

Promover o envolvimento de pais, técnicos e comunidade educativa nos processos de (Re)educação dos utentes;

Promover o apoio social das famílias que se tem no seu seio crianças ou jovens deficientes;

Promover e organizar actividades físicas, desportivas e culturais com finalidades lúdicas, formativas ou social de âmbito regional, nacional ou internacional;

Promover acções ou cursos de formação profissional com vista a uma integração dos utentes na comunidade e no mercado de trabalho;

Promover acções ou cursos de formação para a comunidade que esteja em contacto com cidadãos deficientes, nomeadamente, na área de cuidados primários, reabilitação, pedagogia e técnicas educativas;

Apoiar crianças e jovens em risco que necessitem de acolhimento;

Contribuir para o desenvolvimento da criança e jovem, com deficiência mental ou necessidades educativas especiais ou em risco de exclusão social de forma global para que este se expresse num clima de compreensão, respeito e afirmação pessoal e social.


A Associação conta com diversos apoios/parcerias de entre os quais se destacam: Câmara Municipal de Faro; Câmara Municipal de Olhão; Câmara Municipal de S. Brás de Alportel; Câmara Municipal de Loulé, assim como de algumas Juntas de Freguesia do Concelho de Faro, Governo Civil de Faro, Instituto Português da Juventude e Instituto Nacional de Reabilitação, Administração Regional de Saúde. Estes apoios são de natureza pontual e solicitados de acordo com as necessidades da Instituição, tais como, apoios referentes ao transporte, às actividades lúdico-recreativas, entre outras.

Saiba mais, como fazer donativos ou fazer-se sócio, através da consulta ao site desta associação, aqui.

Sem comentários: