segunda-feira, 7 de março de 2011

Retirado abono a Famílias

Em Janeiro menos 125 mil pessoas receberam o abono de família face a Dezembro, de acordo com dados da Segurança Social.

Assim, os quase 1,3 milhões de beneficiários que receberam esta prestação em Janeiro representam uma quebra de 9% face a Dezembro, o equivalente a 124.615 pessoas. Se a comparação for feita com Janeiro do ano passado, a descida é mais evidente (26,8%).

Os dados de Janeiro apontam para a segunda grande quebra de beneficiários verificada nos últimos meses. A primeira aconteceu em Novembro, quando 385 mil pessoas deixaram de receber o abono de família com a eliminação dos dois últimos escalões da prestação e do pagamento adicional (de 25%) a famílias com rendimentos mais baixos.

Agora soma-se o fim do apoio a quase 125 mil pessoas, fruto da lei de condição de recursos que, embora tenha entrado em vigor em Agosto, no caso do abono apenas produz efeitos em Janeiro (devido ao novo enquadramento das famílias em função dos rendimentos do ano anterior).

O processo de reavaliação de recursos das prestações existentes seguiu-se até Janeiro e o Executivo já avançou com uma estimativa de corte. Assim, das 823 mil prestações (referentes a subsídio social de desemprego, RSI e abono de família) que contam para reavaliação de recursos, deverão ser cortadas 83.500. Destas, 90% referem-se a abono de família, referentes a pessoas que não pediram a palavra-passe da Segurança Social até 31 de Dezembro.
Notícia daqui.

Sem comentários: