quarta-feira, 30 de março de 2011

Formas pró-activas de fomentar e consolidar o ambiente familiar


No trato com a família, aqui ficam alguns pequenos/grandes desafios para, de forma activa, garantir o reforço e consolidação do ambiente em casa.

Um desafio diário para todos nós: - Actuar com prudência, escolhendo bem as palavras, o que há que evitar dizer de negativo (ironias, queixumes, críticas e murmurações, evitar respostas a pequenas provocações e desculpar, sem replicar, comentários mais ou menos desagradáveis de quem vive connosco e se encontra momentaneamente cansado ou exausto ) e o que há que dizer e enaltecer de positivo.


- Ser compreensivo e afectuoso: fazer a vida agradável aos que nos rodeiam, renunciando se caso disso à minhas preferências ou desejos pessoais.


-Saber escutar, com respeito pelo outro, de forma atenta e autêntica, se necessário, parando o que estamos a fazer.


- Evitar dar lições de moral com carácter puritana e efeitos claramente contraproducentes. Melhor é dar exemplo e ser subtil na forma como se tenta passar as mensagens. - Cumprimentar à entrada e saída de casa.


- Estar atento às pequenas coisas da casa, tais como tarefas a cumprir, arranjos e arrumações a fazer, etc...


- Arranjar tempo para estar com as pessoas da família, de preferência, uma a uma, a sós.


- Nas refeições, agradecer e elogiar o cozinhado. Ser agradecido.


- Mostrar-se realmente interessado sobre o que se passou no dia de quem vive connosco e partilhar as preocupações, acompanhar nos problemas de saúde e incentivar no trabalho.


- Ter habitual e periodicamente um pormenor de atenção para quem vive connosco, por exemplo, através da compra de uma pequena prenda ou comida que seja do seu agrado.

Sem comentários: