terça-feira, 23 de novembro de 2010

Textos Rádio Costa D'Oiro dias 16 a 22 de Novembro




Dia 16 (3ª feira)
A Agência Ciência Viva, sob o alto patrocínio do FINIBANCO, trouxe ao PAVILHÃO DO CONHECIMENTO, em Lisboa, o tema do sexo sob o formato de uma instalação/exposição inter-activa temporária.
Segundo os media, a mostra destina-se especialmente a crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, sendo concebida como um enorme desenho animado em vista de uma aproximação supostamente mais descontraída a esta temática.
O tema forte, como o nome indica, é o sexo e tudo o que anda ligado com ele: os órgãos genitais e o seu funcionamento, os óvulos e os espermatozóides, as grandes mudanças que ocorrem na puberdade, os contraceptivos e o seu funcionamento.
O espaço da exposição encontra-se dividido em diferentes áreas temáticas em que as transformações da puberdade, as relações sexuais, a reprodução, os contraceptivos e os bebés dão lugar a uma série de maquinetas, jogos, painéis com desenhos e filmes que abordam todas essas questões.
Foi confirmada a presença de várias crianças no local com idades inferiores a 9 anos, visto não haver qualquer controlo de entradas, sendo certo que o tratamento das matérias versadas não é sequer adequado para jovens de 14 anos, quanto mais crianças de 9 anos.
Nalguns dos textos é proposta linguagem perfeitamente vulgar e desajustada (calão). São exibidos (numa exposição para crianças sem controlo de idade no acesso) excertos de filmes classificados para maiores de 18 anos, com imagens explícitas de cenas homossexuais.
O sexo é apresentado como algo desligado do afecto e como uma concretização de impulsos primários, como se a vivência da sexualidade nos humanos não se distinguisse, no essencial, da sexualidade animal.


Dia 17 (4ª feira)
Em muitos sectores da sociedade e até alguns responsáveis pela área governativa tendem a aceitar como coisa boa a da precocidade no início da vida sexual. Tanto fará que ela se inicie aos 18 ou aos 8 anos de idade, dependendo apenas das pessoas e da sua vontade .É feita a aberrante promoção da chamada “pílula do dia seguinte”, um expediente que visa impedir a nidação, o que faz com que na sua utilização um novo ser humano, se já concebido, vá morrer de fome.Neste último caso a mensagem surge através de um visionamento interactivo onde é dito claramente que pode ser usada para evitar a gravidez, mesmo por adolescentes, sem qualquer rigor científico e sem avisar do risco de efeitos secundários.
Na polémica exposição actualmente no Pavilhão do Conhecimento, estranhamente, não é feita ao longo do espaço da exposição qualquer menção ao auto-controlo, nem tão-pouco à educação do desejo, apesar de sabermos que é precisamente na educação do desejo que nasce uma sexualidade madura e responsável. Desvalorizar este aspecto é promover uma sexualidade superficial, promíscua e sem pensamento, assim como o é excluir-se a presença dos pais como elementos fundamentais na educação sexual dos filhos. Numa zona determinada dessa exposição, inclusive, existe um canto vedado a adultos onde as crianças recebem a informação/formação de que a sexualidade é algo só deles e que os pais não têm o direito de se intrometerem (!).
A educação dos nossos filhos é o bem mais precioso, o maior investimento. Não podemos deixar que, em matérias sensíveis, os pais sejam afastados das sua função mais nobre: educar a personalidade.

Dia 18 (5ª feira)
Há 1 mês atrás, o Partido Comunista Português tomou uma iniciativa inédita e de grande importância na defesa dos direitos da mulher.
Na Assembleia da República, o PCP apresentou uma proposta que pretende ver reconhecida a exploração na prostituição como uma violação dos direitos humanos. Dizem os seus responsáveis que se tratam principalmente mulheres e crianças que, vítimas de tráfico ou não, são exploradas, escravizadas, sem que o Estado lhes ofereça uma verdadeira alternativa. Com este Projecto o PCP tem como objectivo retirar as pessoas prostituídas da vida sem luz, sem saídas, possibilitando que todas possam aceder aos instrumentos necessários que lhes ofereçam um caminho de dignidade e de humanismo.
O PCP também propôs ainda a proibição dos anúncios na comunicação social que de forma directa ou indirecta apelem ao lenocínio e à exploração na prostituição, e a tomada de medidas de reforço da protecção das vítimas de tráfico e das pessoas prostituídas.
Esta iniciativa é uma autêntica pedrada no charco porquanto se, por um lado, os direitos das mulheres são exaltados, por outro, verificamos que na televisão, na internet e na publicidade a mulher é quase sempre reduzida a um mero objecto sexual, sem qualquer dignidade.
Infelizmente, esta foi uma iniciativa política isolada de grande mérito por parte do Partido Comunista Português. Porém, perante a hipocrisia dos restantes partidos e da sociedade em geral, muito provavelmente irá cair em saco roto.


Dia 19 (6ª feira)
Diz quem viu os 3 Toy Stories que este 3º e último é, de longe, o melhor desta saga.
Melhor não só pela qualidade da animação e dos efeitos especiais, mas melhor sobretudo pela riqueza do seu argumento.
A questão é esta:Andy, o dono dos brinquedos cresceu, prepara-se para ir à Universidade e tem que tomar uma decisão sobre o destino dos seus brinquedos de criança.O filme começa com um feed-back:Somos transportados para o mundo da imaginação e de fantasia, suspense e muita, muita acção que têm como protagonistas principais os seus brinquedos e a enorme criatividade da cabeça de Andy.
Estudos confirmam que o principal e mais importante trabalho das crianças é...brincar.Ao brincar, a criança desenvolve competências, estimula a imaginação, a criatividade, mas também a capacidade de abstração e de criação de histórias, enredos e narrativas.
Embora haja quem diga que os jogos de computador também podem ser intelectualmente enriquecedores, o melhor que se pode fazer a uma criança é colocar-lhe 2 ou 3 brinquedos à frente e deixar que invente do nada uma história igual àquela que o Andy inventou no início desta 2ª sequela do Toy Story.
No final, antes de entrar para o carro que o levará para a Universidade e posteriormente para a entrada no mercado de trabalho, Andy acena e agradece aos brinquedos da sua vida.Na realidade, foi por eles e com eles que Andy conseguiu crescer e chegar à Universidade.O filme enaltece igualmente a importância da familia, da amizade e da solidariedade, mesmo para com os que nos querem mal, bem como o valor do casamento bissexual e da fidelidade conjugal, através dos vários gags da senhora e do senhor batata.
Para quem ainda não viu, aqui fica uma proposta para o fim-de-semana.


Dia 22 (2ª feira)
No Próximo dia 27 de Novembro, em Sangalhos, os Centros de Preparação para o Matrimónio, mais conhecidos por CPM, celebram os seus 50 anos de vida.
Quem pensa que o casamento é só o Amor e uma cabana está muito enganado e quem casa sem se preparar devidamente poderá correr o amargo sabor do fracasso da sua relação.
Porisso, o CPM é um movimento da Igreja Católica que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio de forma a:
Preparar o seu matrimónio
Reflectir sobre o seu noivado
Dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos
para, desta forma:
despertar ou fazer crescer a fé
validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais;
fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois;
reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações;
desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família.
formar no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável.

Sem comentários: