quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Prevenção do divórcio




Vejo muita gente a discutir a forma, o meio e os efeitos do divórcio, mas não oiço ninguém falar da prevenção do divórcio.


A forma como se vai para o casamento depende muito da forma como se viveu o casamento dos pais, a educação que se teve e os princípios que se tem, mas depende muito da forma como cada um vê o casamento.


A necessidade de formação antes e durante o casamento implica o reconhecimento humilde da nossa fragilidade.


E nesse sentido, há que fomentar a ideia de que o casamento mais do que um lugar de conflito, violência doméstica fisica e verbal, mais do que uma fonte de problemas, deve ser uma ocasião de aperfeiçoamento recíproco ao longo da vida.


Não são só os filhos que devem ser bem educados pelos pais, mas os próprios pais devem continuar a se auto-educar e inclusivamente a aprender com as interrogações e bons comportamentos dos próprios filhos.


Estas e outras reflexões deveriam ser incluídas num breve curso de formação que deveria ser obrigatório para todos quantos desejam casar e que tanto poderia ser ministrado por quaisquer cultos religiosos, como por associações civis ou organismos públicos, de acordo com as opções dos candidatos ao casamento.

Sem comentários: