sábado, 9 de fevereiro de 2013

Textos da Rádio Costa D'Oiro lidos na última quinzena




Textos “Algarve Pela Vida”

De 29 de Janeiro a 11 de Fvereiro de 2013

 

 

Dia 29 de Janeiro de 2013- Terça Feira

 

A 9meses é uma associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, que tem como meios de financiamento as cotas resultantes dos seus associados, todos e quaisquer donativos efectuados pela comunidade pública ou privada, bem como dinheiro resultante de acções de angariação de fundos realizados pela associação e parcerias com entidades público/privadas.

Para ajudar a 9meses contribua com o seu donativo. Dê roupa, alimentos, fraldas e produtos para bebés.

A 9meses está localizada nas instalações da Associação Flor Amiga, na Rua de Moçambique - Qta. do Amparo (junto ao antigo jardim infantil e da loja 'Zembre') e o seu horário de funcionamento é à quarta-feira, entre as 10h e o 12h.

O contacto telefónico é o 969885464. Contribua! A 9meses agradece!

 

Dia 30 de Janeiro de 2013- Quarta Feira

 

A grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre. Isto vale tanto para o indivíduo como para a sociedade.

Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem e não é capaz de contribuir, mediante a com-paixão, para fazer com que o sofrimento seja compartilhado e assumido mesmo interiormente é uma sociedade cruel e desumana.

Mas o indivíduo não pode aceitar o sofrimento do outro, se ele pessoalmente não consegue encontrar no sofrimento um sentido, um caminho de purificação e de amadurecimento, um caminho de esperança.

Aceitar o outro que sofre significa, de facto, assumir de alguma forma o seu sofrimento, de tal modo que este se torna também meu. Mas, precisamente porque agora se tornou sofrimento compartilhado, no qual há a presença do outro, este sofrimento é penetrado pela luz do amor.

 

 

Dia 31 de Janeiro de 2013- Quinta Feira

 

Todos os dias são bons dias para ajudar, para fazer a diferença na vida de alguém…

A Cáritas de Portimão que está, neste momento, a apoiar cerca de 180 famílias necessita de fraldas, em especial tamanhos 4 e 5 e roupas de inverno e verão para bébé

Se tiverem algumas destas coisas, podem responder a este apelo para o e-mail algarve.vida@gmail.com ou dirigir-se diretamente à sede da Cáritas Portimão no antigo edifício da Caixa Agrícola.

 

 

Dia 1 de Fevereiro de 2013 - Sexta-Feira

A palavra latina con-solatio, consolação, exprime isto mesmo de forma muito bela sugerindo um estar-com na solidão, que então deixa der ser solidão. Mas, a capacidade de aceitar o sofrimento por amor do bem, da verdade e da justiça é também constitutiva da grandeza da humanidade, porque se, em definitiva, o meu bem-estar, a minha incolumidade é mais importante do que a verdade e a justiça, então vigora o domínio do mais forte; então reinam a violência e a mentira.

A verdade e a justiça devem estar acima da minha comodidade e incolumidade física, senão a minha própria vida torna-se uma mentira.

E, por fim, também o « sim » ao amor é fonte de sofrimento, porque o amor exige sempre expropriações do meu eu, nas quais me deixo podar e ferir. O amor não pode de modo algum existir sem esta renúncia mesmo dolorosa a mim mesmo, senão torna-se puro egoísmo, anulando-se deste modo a si próprio enquanto tal

 

 

 

Dia 4 de Fevereiro de 2013- Segunda Feira

 

Uma sondagem feita recentemente no último Natal de 2012, no Reino Unido mostra que um pai é o 10º desejo que as crianças mais gostariam de ter no Natal.

Esta situação dramática é bem elucidativa do que se passa actualmente nas sociedades pós-modernas.

A imaturidade masculina, o excesso do proteccionismo materno, o medo de assumir compromissos e responsabilidades e a vontade de "viver a vida" só para si serão, talvez, 4 dos principais motivos que levam a esta ausência da figura do pai.

O divórcio, o insucesso escolar, as crianças institucionalizadas, a insolvência das famílias, entre muitas outras são as consequências desta ausência do papel do pai.

É caso para dizer “pais maduros e responsáveis, precisam-se”.



Dia 5 de Janeiro de 2013- Terça Feira

 

Um jovem norte-americano está a fazer sucesso nas ruas de Washington e também na Internet. Decidiu sair de casa para espalhar mensagens de otimistmo.

Para isso, ele e um grupo de amigos criaram cartazes com vários dizeres tais como “buzina se amas alguém”, “sorrir faz bem ao coração”, “o dia de hoje é ótimo” “pensamentos felizes”, etc.etc.

O movimento alastrou a outras cidades norte-americanas e está a dar a volta ao mundo.

Tentar dar um tom positivo à realidade, por vezes, dura e difícil.

 

Dia 6 de Janeiro de 2013- Quarta-Feira

 

O luto é a aprendizagem gradual da perda até senti-la dentro de nós como possibilidade misteriosa de reencontro.

Chegarmos a sentir, por exemplo, que a morte dos que amamos ainda pode gerar vida, no sentido de que não nos perdemos deles, mas continuamos a crescer e a maturar conjuntamente, só que de forma diferente.

O luto, quando bem vivido, é um trabalho espiritual, uma mudança qualitativa que nos entreabre a um outro entendimento da vida. Em relação ao mal precisamos disso: aprender que a experiência do mal não é uma faca que nos decepa a vida.

Progressivamente, e sublinhe-se aqui a importância da progressividade, podemos ir percecionando que a experiência do mal não acarreta necessariamente a destruição de nós próprios. Tornamo-nos então capazes de semear de novo, apesar de tudo e contra tudo o que aconteceu. E assim, a ampliação da vida e o seu florescimento estão prontos para acontecer.

 

Dia 7 de Janeiro 2013- Quinta-Feira

 

A Associação de Solidariedade Social 9meses, é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2012 no município de Portimão.

A sua missão é ajudar mulheres grávidas e mães a implementar um projecto pessoal, familiar e social que permita melhorar a sua vida e a do seu bebé, através do acesso a informação preponderante, tal como: cuidados de saúde; opções de formação académica e profissional; encaminhamento dos bebes para creches ou até o acolhimento em residências temporárias para grávidas e mães sem habitação.

A Associação presta assistência a grávidas e mães que se encontrem com dificuldades socioeconómicas e em exclusão social, tanto aquando da gravidez, como a mães que se encontram dentro do tempo de licença de maternidade.

Visite-nos no Facebook

 

 

Dia 8 de Janeiro de 2013- Sexta-Feira

 

Temos de concordar que a televisão é muitas vezes "inimiga" do diálogo, e o diálogo é regra de ouro na família.

A televisão, embora possa ter algumas coisas boas, se não é usada com prudência e sabedoria pode "disfarçadamente" deseducar os filhos e desencorajar hábitos que tanto trabalho deram aos pais a fomentar.

Há algumas coisas boas na t.v., ela pode proporcionar um entretenimento saudável e moderado se for usada de forma razoável e inteligente e, por exemplo, como meio de unir a família e não de a desunir.

A regra de ouro é  saber tirar o melhor partido do pequeno ecrã!

 

Dia 11 de Janeiro de 2013- Segunda-Feira

 

O ideal é que haja apenas um aparelho de televisão na casa, isto dá aos pais um maior controle e faz com que todos sejam mais responsáveis na sua utilização. O desejado é que a família possa assistir em conjunto a bons programas, filmes, eventos desportivos, que sejam fonte de diálogo, de troca de ideias, risos e emoções em conjunto.

O que os pais devem procurar no uso moderado da t.v. não é apenas proteger as crianças, mas também ensiná-las a discernir por meio de critérios firmes, o que é bom e o que é mau.

Quando se tem um controlo sobre a televisão e esta sai "do centro da sala" haverá  mais tempo para pais e filhos se conhecerem, jogarem juntos, lerem bons livros, ajudarem-se mutuamente nas tarefas de cada um...

 

 

Sem comentários: