sábado, 23 de fevereiro de 2013

Como ser um bom professor ?



Dar resposta, por exemplo, às crianças que chegam, vindas de outras escolas e de outros países e às suas dificuldades de adaptação. Mónica Mendes conta como ficou preocupada com a mudança da filha, quando esta chegou aos maristas há ano e meio. "[O professor] foi de uma meiguice, de perceção tão aguçada, que cada dia sentimos que ela chegava com uma segurança muito grande", conta. Madalena Alves considera que o docente é "aquilo que nós gostávamos de ser em casa [como pais], mas na escola". A mãe salienta que o que este lhes ensina vai muito para além da Matemática: são valores para a vida. E o que ele diz "é lei", conta Sofia Guerreiro. "Quando numa conversa surge 'mas o professor Lopo disse', acabou, não há mais discussão."
Para as crianças, que o tratam por tu, o professor é divertido, amigo e ensina bem. São estes os adjetivos mais usados pelos alunos. A pequena Madalena vai mais longe e diz que nunca vai esquecer--se dele. Uma cumplicidade evidente na sala de aula, quando um dos alunos espirra e os "santinho" surgem em catadupa, seguidos de uma ladainha impercetível. "Quem é que costuma dizer isso?", pergunta o professor. "O teu avô", respondem.
Para os colegas, o que torna o professor num exemplo é, além das qualidades pedagógicas, a capacidade de ser genuíno, diz Catarina Machado. De ser muito afetivo "sem nunca sacrificar a disciplina, o rigor, um equilíbrio que cria um ambiente de bem-estar na sala de aula", acrescenta Bruno Reis, o colega que coordenou o primeiro ciclo do colégio até ao ano passado.
Também é preciso muita energia para prender a atenção de quase três dezenas de miúdos. Com "tantas solicitações, hoje é quase preciso fazer o pino na sala de aula para chamar a atenção" das crianças, diz Lopo Rodrigues. Ou trazer chocolate para ensinar frações. "Quase todos os dias faço uma reflexão crítica, analiso o que fiz bem e o que fiz mal, tento perceber como é que posso criar empatia com os alunos, porque as crianças não são todas iguais e a obrigação é minha, não é delas."
 
Fonte: DN

Sem comentários: